14 de fevereiro de 2025

Operação da PF sobre emendas fragiliza posição do Congresso em reunião com STF no fim do mês


Flávio Dino agendou reunião dos Três Poderes no próximo dia 27 para debater o tema. PF cumpre mandados nesta quinta contra suspeitos de desviar verbas da saúde. PF faz buscas em operação contra desvio de emendas para hospital no RS
PF/Divulgação
A nova operação da Polícia Federal sobre desvio de recursos de emendas parlamentares, realizada nesta quinta-feira (13), fragiliza a posição do Congresso na reunião convocada pelo ministro Flávio Dino para resolver entraves na liberação destes recursos destinados à base eleitoral de deputados e senadores.
Segundo líderes partidários, o Congresso terá de seguir à risca as regras definidas pelo Supremo Tribunal Federal. Caso contrário, há um risco de que novos bloqueios de emendas parlamentares sejam feitos pelo STF, como aconteceu no ano passado.
A nova cúpula do Congresso tem dito que não vai abrir mão do poder conquistado sobre a distribuição de recursos por meio de emendas parlamentares.
Operaçao da PF mira propina de 6% em emendas para hospital no RS
Flávio Dino tem respondido que esse não é o tema em debate, mas a garantia de que haverá transparência e rastreabilidade nos recursos, exatamente para evitar desvios. E, acontecendo, que seja possível apurar as responsabilidades.
A reunião está marcada para o dia 27 de fevereiro. Antes, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), querem conversar com o ministro Flávio Dino sobre as emendas parlamentares.
Só que o ministro do STF tem sinalizado que não dá para passar uma borracha no que aconteceu e é preciso garantir transparência a partir de agora.
O Congresso quer fechar um novo acordo com o STF para que o Orçamento Geral da União deste ano seja votado ainda em março. Sem as novas regras das emendas, deputados e senadores têm dito que fica impossível votar a proposta orçamentária.
Ontem, Davi Alcolumbre e Hugo Motta se reuniram com o presidente Lula na Granja do Torto. Um dos temas da conversa era exatamente a votação do Orçamento e as emendas parlamentares.
O encontro, solicitado pelo presidente da República, contou ainda com a participação dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda).

Mais Notícias