11 de janeiro de 2025

Operação da Polícia Civil em SP apreende mais de 8 mil celulares; 32 suspeitos foram presos


Telefones, roubados e furtados, foram recuperados durante ações de fiscalização em lojas de revenda e assistência técnica e serão devolvidos aos donos, desde que tenha sido feito o registro da ocorrência. Celulares apreendidos em SP por operação da Polícia Civil
Reprodução/TV Globo
Uma Operação da Polícia Civil de São Paulo apreendeu 8.389 celulares em toda a capital paulista, principalmente no Centro. Até a última atualização desta reportagem, 32 pessoas haviam sido presas desde sábado (4), quando a ação teve início.
Os telefones, roubados e furtados, foram recuperados durante ações de fiscalização em lojas de revenda e assistência técnica.
A segunda fase da Operação Big Mobile é o resultado de um trabalho de investigação que teve início há três meses. Os aparelhos foram recolhidos em comércios. Para a localização dos aparelhos, a polícia utilizou os registros dos boletins de ocorrência das vítimas, dados da localização em tempo real dos aparelhos e o Imei, que é o número de identificação de um celular.
O delegado-geral da polícia de São Paulo, Arthur Dian, alertou sobre a importância das vítimas registrarem essas informações nos boletins de ocorrência.
“Aquela vítima que fez o boletim de ocorrência e tem notícia da localização desse aparelho, faça essa comunicação, porque é através dessa parceria que a gente conseguiu trabalhar de uma forma, com a inteligência da Polícia Civil e, através desses locais apontados, nós tivemos a ideia de deflagrar essa operação”, explicou.
E emendou: “Nós iremos dar prosseguimento para analisar, tanto organizações criminosas, pra saber se esses celulares participaram de algum outro delito, pra que a gente possa chegar na base do problema”.
Apesar de não separar os dados de roubos e furtos de celulares nas estatísticas oficiais, a secretaria informou que mais de 39 mil celulares roubados ou furtados em todo o estado foram recuperados pela polícia de São Paulo. De janeiro a novembro, foram 324 mil roubos e furtos, só na Grande São Paulo.
O processo de identificação das vítimas e a devolução dos aparelhos aos donos devem ser feitos pela Polícia Civil nos próximos dias. Quem tiver sido vítima de roubo ou furto e já registrou um boletim de ocorrência deve aguardar o contato das autoridades. Caso tenha sido vítima, mas não tiver feito BO, pode registrar a ocorrência pela delegacia eletrônica.

Mais Notícias