A caminhonete foi apreendida pela Polícia Militar em maio de 2024 com mais de 100 kg de drogas. O suspeito de ser o motorista do veículo continua foragido. Matheus de Oliveira Aranha preso em Ponta de Pedras
Edi Maciel
Foi preso na manhã desta sexta (23) na comunidade Ponta de Pedras, região do Eixo Forte em Santarém, no oeste do Pará, um dos suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas. Ele foi apontado nas investigações como o responsável por alugar uma caminhonete para ‘rechear’ de drogas.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Em entrevista ao g1, o tenente Emídio, da Polícia Militar, informou que o serviço de inteligência da corporação estava monitorando o suspeito que estava com mandado de prisão em aberto.
No momento em que a polícia teve conhecimento que Matheus de Oliveira Aranha estava em Ponta de Pedras, as viaturas foram posicionadas em pontos estratégicos para fazer a abordagem tanto se ele fosse para a vila balneária de Alter do Chão, quanto para a zona urbana de Santarém.
“O motorista de transporte por aplicativo já é conhecido dele, já faz esse transporte dele pra cima e pra baixo, então a gente conseguiu fazer essa abordagem, verificamos que era ele mesmo que estava no veículo, e agora vai ficar à disposição da autoridade policial e posteriormente da autoridade judiciária”, contou o tenente Emídio.
Ao g1, o delegado Erik Petterson, titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) contou que as investigações sobre o caso continuam para dar cumprimento ao mandado de prisão do suspeito de ser o motorista da caminhonete.
“Esse braço do tráfico de drogas, a gente sabe que existem mais pessoas envolvidas com essa remessa de droga para outros estados, com esse modus operandi de colocar droga dentro do carro, mas esse braço do tráfico de drogas a gente acaba de desarticular”, disse o delegado.
Qual era o envolvimento de Matheus?
De acordo com as investigações da Polícia Civil, Matheus de Oliveira Aranha é suspeito de alugar veículos que são usados por traficantes para o transporte de grandes quantidades de drogas.
Ao g1, o delegado Erik Petterson, titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes falou que imagens comprovam a ligação de Matheus com a ação criminosa que resultou na apreensão de aproximadamente 115 Kg de drogas que estavam em uma caminhonete.
“O Mateus que alugou aquele veículo, ele foi até o proprietário do veículo e fez um contrato de locação, ele que alugou esse veículo. A gente tem imagens desse veículo indo para a oficina do surdo, ele foi todo recheado com drogas na oficina do surdo”, disse o delegado.
Preso suspeito de alugar caminhonete para ‘rechear’ de drogas em Santarém
Motorista segue foragido
Patrick Sena é suspeito de ser o motorista da caminhonete e continua foragido
Redes Sociais
Conforme apontado nas investigações como o locatário do veículo, Matheus teria repassado essa caminhonete para Patrick, que seria o motorista da caminhonete. Há um mandado de prisão contra Patrick Sena Silva, que continua foragido.
“Quem dirigia esse veículo com drogas, quando foi abordado pela Polícia Militar no dia da apreensão do veículo com as drogas, era o Patrick. E agora está faltando a gente localizar o Patrick, que se encontra com o mandado de prisão em aberto”, completou o delegado Erik Petterson.
Relembre
Foram encontrados 99 tabletes de substância entorpecente, totalizando aproximadamente 115 kg de Skank
Polícia Militar/Divulgação
No dia 25 de maio, o Núcleo de Inteligência do Comando de Policiamento Regional-1, recebeu a informação sobre uma caminhonete prata, que estaria transportando uma grande quantidade de entorpecentes.
Durante as diligências, a caminhonete foi avistada na entrada do Zoológico de Santarém, ainda na avenida Moaçara. Ao perceber a presença da viatura policial, o motorista tentou fugir, entrando no bairro Santarenzinho pela rua Angelim.
O acompanhamento continuou até a rua Castelo Branco, onde o suspeito abandonou o veículo e começou a disparar contra os policiais, que revidaram a agressão. O suspeito conseguiu fugir para uma área de mata.
No veículo foram encontrados 99 tabletes de substância entorpecente, totalizando aproximadamente 115 kg de skank, avaliados em cerca de 2 milhões de reais. Além das drogas, um celular, possivelmente do suspeito, foi apreendido. As drogas estavas escondidas dentro do veículo, em fundo falso da carroceira, na lataria e dentro dos pneus.
Operação Sem Fronteiras
Como desdobramento das investigações, uma operação foi deflagrada na quinta (22) para dar cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão, incluindo os envolvidos nessa ação criminosa.
Foram presos:
Douglas Pereira Lopes (Zé Douglas) – preso em Goiás;
Joab de Sousa Pinheiro (barba negra) – preso em Santarém;
Rosinaldo Guimarães Barbosa (Surdo) – mecânico preso em Santarém, suspeito de ser o responsável por esconder a droga na lataria do veículo.
LEIA TAMBÉM:
Polícia Militar apreende mais de 100 kg de drogas em caminhonete no bairro Santarenzinho
Operação ‘Sem fronteira’ cumpre dois mandados de prisão em Santarém e um no estado de Goiás
Operação Sem Fronteiras busca por dois suspeitos com mandados em aberto; saiba quem são
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região