Lula deu declaração em evento sobre alimentação escolar, na segunda, e disse que ‘país não vai estar certo nunca’. Em rede social, opositores criticaram Lula por ‘não usar SUS e transporte público’. Lula discursa em evento sobre alimentação escolar, em Brasília
YouTube/Reprodução
Parlamentares de oposição reagiram, nos últimos dias, a uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um evento sobre educação na última segunda-feira (10).
A cerimônia foi convocada para anunciar que o governo reduziria, de 20% para 15% o limite de alimentos ultraprocessados permitidos na merenda escolar das escolas públicas.
No discurso, no entanto, Lula falou sobre a qualidade do ensino público – e questionou a decisão de prefeitos de colocarem seus filhos em escolas particularres.
“A gente quer que cada prefeito assuma a responsabilidade de fazer melhor do que pode fazer. A mesma educação que ele dá para o filho dele – e muitas vezes o filho dele não estuda na escola pública do seu município, estudante numa escola particular. Muitas vezes é assim”, disse Lula.
“Você chega em uma cidade e pergunta, ‘prefeito, como é que está a educação’? ‘Está maravilhosa. A educação aqui é fantástica’. […] Aí você pergunta, ‘seu filho estuda na escola fantástica?’ ‘Não.’ O filho dele está em uma que não presta, particular. Aí você pergunta: ‘Você se atende no pronto-socorro e acha que é espetacular? O que você faz?’ ‘Não. Meu filho eu levo em outro lugar’. Então, esse país não vai estar certo nunca”, continuou Lula.
Oposição ironiza fala de Lula sobre ‘educar’ população para combater inflação dos alimentos; aliados defendem
Parlamentares de oposição classificaram as falas como “hipocrisia”.
“Quem diria que o defensor do SUS que só se consulta no Sírio-Libanês também não enviou os filhos dele para a escola pública?”, escreveu o deputado Kim Kataguiri (União-SP).
“Para quem é atendido no Sírio-Libanês tá fácil criticar”, escreveu, na mesma linha, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF).
“Hipocrisia do dia: E você, Lula, usa o SUS? Usa transporte público? Ah, me poupe!”, publicou o senador Jorge Seif (PL-SC).
“Enquanto Lula cobra que os outros usem o SUS, ele se trata no Sírio-Libanês, um dos hospitais mais caros e sofisticados do país. Enquanto crianças estudam em escolas públicas sem infraestrutura, a família de Lula frequenta as melhores escolas particulares. Hipocrisia total”, postou o ex-deputado federal Deltan Dallagnol.
Nas últimas semanas, falas de Lula têm incomodado o mercado e a oposição – por exemplo, a sugestão de que a população “não compre” produtos caros para fazer o preço baixar. Veja abaixo:
“Se o produto está caro, não compre”, diz Lula; Julia Duailib comenta