Segundo a polícia estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão preventiva. O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO), de Governador Valadares, desencadeou na manhã desta segunda-feira (25), a Operação “SCUTU”, com objetivo de reprimir ações de uma organização criminosa que atua em diversos municípios do Vale do Rio Doce.
Mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva estão sendo cumpridos em Governador Valadares, Coluna, Frei Lagonegro, Itamarandiba, Guanhães, Paulistas, São João Evangelista e São José do Jacuri.
De acordo com as investigações, a organização criminosa atua na prática de homicídios, tráfico de drogas, associação para o tráfico, crimes patrimoniais, corrupção de menores, entre outros.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
A polícia informou que integrantes da organização enfrentaram os militares, resistindo as prisões, ameaçando os policiais, e até mesmo incendiando veículos.
Em Frei Lagonegro, um veículo que estava estacionado na frente do quartel da PM foi incendiado, assim como o veículo de um militar, destruído na cidade de Coluna.
Ainda conforme a polícia, durante as investigações, foi constatado que o grupo criminoso corrompia jovens da região para cometer diversos crimes, e uma parte dos integrantes foi encarregada de mapear residências rurais e catalogar àquelas em que os moradores eram idosos, ou que tinham armas de fogo em casa.
Os criminosos iam até as residências e ameaçavam os moradores, roubando seus pertences.
Ao todo, a polícia está cumprindo 25 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão preventiva.
A operação segue em andamento e um balanço final deve ser divulgado no fim do dia.
*Colaborou sob a supervisão de Fran Ribeiro
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.