12 de janeiro de 2025

Organizadora de viagem de ônibus do RJ que tombou na Bahia está sedada e ainda não sabe da gravidade do acidente

Eni de Paula tem 65 anos e passou por cirurgia. A neta dela também estava na viagem e escapou ilesa. A filha de Eni contou também que a mae trabalha com turismo há 20 anos, organizando viagens em grupo e diz que ela tinha uma preocupacao de sempre fechar pacote com uma empresa regularizada. A mulher que organizou a viagem de turismo do ônibus do Rio de Janeiro que tombou na Bahia passou por cirurgia,está sedada e não sabe da gravidade do acidente, que deixou 9 mortos 23 feridos. O acidente ocorreu na madrugada desta quinta-feira (11), na BR-101, no trecho da cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia.
A organizadora da viagem para Porto Seguro foi Eni de Paula da Silva, de 65 anos. A filha dela, Lara da Silva, mora no Rio e soube da tragédia durante a madrugada desta quinta-feira (11). Lara, que é de Senador Camará, Zona Oeste do Rio, conta que quem lhe deu a notícia do acidente foi sua filha, Lays, de 19 anos, que tambem estava na viagem, e saiu ilesa.
“Eram quatro e meia da manhã, ela conseguiu um telefone na estrada, e ela que me comunicou que tinha acontecido um acidente, que ela não sabia exatamente o que tinha acontecido mas que era grave, que era muito grave”, conta a filha de Eni, Lara da Silva, de Senador Camará, Zona Oeste do Rio.
“Ela [Lays] falou: ‘Mãe, o ônibus virou. Teve gente que veio a óbito. Eu não sei o que está acontecendo porque está escuro e a gente está na lama. E desligou”, lembra.
Oito pessoas morrem e 23 ficam feridas após ônibus de turismo tombar em rodovia do extremo sul da Bahia
Lênio Cidreira / Liberdade News
“A minha filha tem 19 anos. Ela viajou com a minha mãe e ela não sofreu nenhum ferimento, até bateu com a cabeça mas não foi nada grave. E ela foi quem tirou a minha mãe de dentro do ônibus, tirou algumas pessoas de dentro do ônibus também e ela que está fazendo todo esse trâmite dos pertences dos passageiros que estavam no ônibus, passando toda a informação, tentando contato com os familiares e com a polícia. Ela que está tentando resolver tudo de lá mesmo”, acrescenta.
A mãe de Lara, Eni, é uma das seis pessoas que entraram em cirurgia no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, na Bahia, onde ocorreu o acidente.
“Eu fiquei sabendo agora que ela saiu da cirurgia. Ela ainda está anestesiada. E não conseguiu falar, ela consegui só, a minha filha que está lá, que falou que ela perguntou pelas pessoas que estavam no ônibus junto com ela. O ferimento, eu acho, foi no rosto, não tive informação exata ainda. Me passaram mais cedo que ela perdeu muito sangue”, conta Lara.
A Lara contou também que a mae trabalha com turismo há 20 anos, organizando viagens em grupo e diz que ela tinha uma preocupacao de sempre fechar pacote com uma empresa regularizada.
A Agência Nacional de Transporte Terrestres confirmou que o onibus da rm turismo, com sede aqui na Ilha do Governador, estava com a documentação e outras exigências em dia.
Porto Seguro era um destino organizado pela Eni uma vez por ano com familias e viajantes que se conheciam das viagens que faziam juntos.
Desta vez, a lista de passageiros incluia em sua maioria aposentados que viviam em Bangu e Campo Grande.
“Sempre deu tudo certo, a minha mãe procurava muito o ônibus legalizado, com toda a documentação em dia, o motorista apto para aquilo”, afirma.
Lara ainda esta esperando novas noticias para saber o que fazer daqui pra frente, se pode ajudar mais aqui no rio ou se embarca para a bahia.
“Eu queria estar lá para prestar ajudar a quem estivesse precisando, aos familiares, estar perto da minha mãe, estar perto da minha filha que só tem 19 anos e tá segurando essa barra sozinha”, diz ela.
E enquanto espera ansiosa noticias sobre o estado de saude da mae, Lara tambem está atendendo ligações das familias de toda a lista de passageiros que estao em busca de informações.
“A gente não tem palavras para falar para os familiares e para essas pessoas que perderam seus entes queridos, que é tudo muito triste, ainda mais quando a pessoa sai de casa para se divertir, para curtir momentos e acontece uma fatalidade. Mas a gente está aqui para o que for possível e impossível para dar o apoio para essas famílias e que toda informação que eu tiver e estiver ao meu alcance eu vou falar de imediato”, finaliza.
Mapa mostra trajeto que ônibus fazia. Acidente aconteceu em Teixeira de Freitas.
Arte g1

Mais Notícias