27 de setembro de 2024

‘Orquestra Sinfônica da Amazônia’ estreia com concerto no Teatro Amazonas

Estreia será no dia 5 de maio, a partir das 19h. A orquestra é idealizada pelo diretor artístico e maestro Rubens Souza. Orquestra Sinfônica da Amazônia
Divulgação
A ‘Orquestra Sinfônica da Amazônia’ (OSA) estreia no palco do Teatro Amazonas, no dia 5 de maio, a partir das 19h. No repertório, terão obras de Mozart, Alexander Borodin e do pernambucano, residente há mais de 20 anos no Amazonas, o músico compositor Timóteo Esteves.
A OSA, criada em janeiro de 2024, nasce como orquestra residente do Teatro ICBEU.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Ao todo 50 músicos constituem a OSA, com quatro famílias de instrumentos: as cordas, as madeiras, os metais e as percussões. Na cordas: violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e harpas;.
Já nas partes de madeiras: clarinetes, flautas, requintas, fagotes, contrafagotes, oboés, picollos, requintas e clarones; dos metais: trombones, trompetes, trompas e tubas; e por fim, as percussões: caixa clara, tímpanos, pianos, pratos, xilofones, carrilhões e glockenspiels.
O grupo é composto por músicos em início de carreira que atuam em conjunto com outros músicos experientes e conceituados no cenário musical de Manaus.
‘Orquestra Sinfônica da Amazônia’ estreia com concerto no Teatro Amazonas
Divulgação
Para o criador da OSA, o diretor artístico e maestro Rubens Souza, a missão do projeto é criar experiências transformadoras que celebrem o poder da música, da arte e da cultura.
“Nós queremos conectar artistas e públicos promovendo um ambiente promovendo um ambiente onde a expressão artística prospere. Sim, essa é a nossa missão, inspirar, educar, e despertar a paixão pela música em pessoas de todas as idades”, explica o idealizador.
Na programação, ainda a ser confirmada, a previsão de doze concertos e seis palestras com concertos didáticos em escolas públicas, para a temporada 2024.
Incentivo à Cultura
O projeto de criação da Orquestra Sinfônica da Amazônia possui patrocínio cultural do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU-Manaus). Além do patrocínio, o ICBEU é parceiro do projeto, como já foi citado, a OSA é uma orquestra residente do Instituto.
A orquestra tem apoio cultural da TV Encontro das Águas, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, do Governo do Amazonas e do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA).
O projeto está na fase da captação de recursos para participação do programa da Lei de incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, e está aberto também, para os patrocínios independentes.
Maestro Rubens Souza
Músico trompetista formado pela Universidade Federal do Amazonas. Atua na Amazonas Filarmônica há mais de 25 anos.
Além de ser criador da Orquestra Sinfônica da Amazônia, também idealizou a Série Rio Negro Concertos Sinfônicos.
Nos últimos anos tem dedicado a carreira como diretor artístico e na regência de orquestras clássicas.
Vídeos mais assistidos do Amazonas
=

Mais Notícias