Na série britânica, Murphy ganhou estaque ao interpretar o líder de uma gangue da Inglaterra. Seu estilo virou tendência na moda masculina. Cillian Murphy ganha Oscar de Melhor Ator por ‘Oppenheimer’
Carlos Barria/Reuters
Cillian Murphy ganhou o Oscar de melhor ator por “Oppenheimer” na noite deste domingo (10). O filme retrata parte da vida do “pai” da bomba atômica e foi dirigido por Christopher Nolan.
O ator irlandês, que engatava papéis de coadjuvante, ganhou destaque ao interpretar Tommy Shelby, em “Peaky Blinders”. A série sobre a gangue criminosa na Inglaterra foi sucesso mundial e teve seis temporadas, entre os anos de 2013 e 2022.
Cillian Murphy e Christopher Nolan na gravação de ‘Oppenheimer’
Divulgação
Aos 47 anos, Murphy é o filho mais velho de dois professores da cidade de Cork, na costa sudoeste da Irlanda. Antes de atuar, ele se dedicou à musica: tinha uma banda Sons of Mr Green Genes em que tocava guitarra. Chegou a iniciar a faculdade de Direito, mas largou para continuar com o grupo.
LEIA MAIS
Oscar 2024: ‘Oppenheimer’ é grande ganhador da noite com sete estatuetas
Pelado no palco, tombo no tapete vermelho, anúncio de gravidez e mais momentos que marcaram o Oscar 2024
Entre seus primeiros papéis relevantes como ator estão os filmes “Disco Pigs”, de 2001, e “Extermínio”, de 2002, de Danny Boyle. Sua atuação neste filme, aliás, chamou atenção do diretor Nolan.
O irlandês também esteve em longas como “Café da manhã em Plutão” e “Voo Noturno”, de 2005, “Ventos da Liberdade”, de 2006, e em algumas peças de teatro elogiadas pela crítica.
Cillian Murphy, Paul Anderson e Joe Cole, da série “Peaky Blinders”
Caryn Mandabach Productions
Murphy fez testes para interpretar Batman em “Batman”, de 2005, dirigido por Nolan. Porém, Christian Bale acabou levando a melhor. Na trilogia, Murphy deu vida ao personagem Espantalho.
Ele e Nolan ainda trabalharam juntos em outros dois filmes: “A Origem” e “Dunkirk”.
Foi com “Peaky Blinders”, série da BBC que estreou em 2013, no entanto, que seu trabalho ganhou repercussão mundial. Na atração, Murphy é o líder brutal de uma gangue criminosa de Birmingham, na Inglaterra, nos anos entre as duas guerras mundiais.
Katie Holmes (Rachel Dawes) e Cillian Murphy (Espantalho) em ‘Batman Begins’
Divulgação/Warner
Seu papel, com corte de cabelo e ternos característicos, virou tendência na moda masculina. Em 2021, a série foi a mais procurada no catálogo da Netflix.
Quem convocou o ator para o papel do físico J. Robert Oppenheimer foi a mulher de Nolan, a produtora Emma Thomas. O diretor é conhecido por não ter telefone, e-mail ou computador. Desta forma, ela foi a responsável por fazer a ligação entre os dois.
“Fiquei sem palavras. Mas emocionado. Mais do que emocionado. Sua mente explode”, afirmou Murphy em entrevista ao jornal “The Guardian”, no ano passado, ao relembrar o telefonema entre os dois.”
“Oppenheimer” foi o maior vencedor do Oscar 2024, com sete estatuetas, incluindo melhor direção para Nolan, melhor ator coadjuvante para Robert Downey Jr., e melhor ator para Murphy. Pelo personagem, o ator também levou o Globo de Ouro e o Bafta de cinema.
‘Oppenheimer’ é o grande vencedor do Oscar 2024 com 7 estatuetas