Doce leva uma camada generosa de calda açucarada e crocante. Beijinho diferente: aprenda receita de ‘ouriço de coco’
O Caminhos do Campo ensina uma receita de sobremesa fácil e rápida: “ouriço” de coco. Semelhante a um beijinho, a receita leva uma camada generosa de calda açucarada e crocante.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Quem compartilha o passo a passo é a confeiteira Ana Colli, de Maringá.
Aprenda a preparar ouriço de coco
Caminhos do Campo/RPC
Confira a receita completa:
Ingredientes
Massa:
Uma lata de leite condensado;
120 g de creme de leite;
90 g de coco ralado em flocos.
Calda:
Uma xícara bem cheia (250 g) de açúcar refinado;
1/3 de xícara (80 ml) de água;
Uma colher (sopa) de vinagre de álcool;
Modo de preparo
Acrescente todos os ingredientes da massa em uma panela. Com o fogo desligado, misture um pouco e só depois ligue a chama. Ana explica que isso é importante para evitar que os ingredientes queimem.
A dica é mexer, com uma espátula, a partir do meio da massa e “sujar” as laterais da panela com a mistura. Continue mexendo até desgrudar da panela até que a massa esteja em “ponto de bloco”, ou seja, consistente o suficiente para que a massa caia em blocos.
Transfira a mistura para um prato e cubra com um plástico em contato com a massa, para evitar que ela crie uma película seca. Reserve e deixe descansar por, pelo menos, três horas.
Com as mãos untadas, enrole e reserve por mais três horas. “Quanto mais tempo você deixar seu brigadeiro descansar depois de enrolado, mais fácil será para banhar”, Ana diz.
Hora de fazer a calda do ouriço. Com o fogo desligado, leve a uma panela o açúcar, a água e o vinagre. Misture bem para que o açúcar dilua. Depois, acenda o fogo e deixe a calda cozinhar sem mexer, por cerca de sete minutos.
Para saber se a calda já está no ponto, basta observar a coloração, que deve ser mais puxada para o dourado. Outra forma de verificar é adicionando um pouco da calda a um recipiente com água bem gelada, para que ela se solidifique: se ela quebrar “sem puxar”, ou seja, sem deixar fios, é porque a calda está no ponto.
Banhe os docinhos na calda e, depois, no coco ralado.
Leia também:
Eleições 2024: Veja quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Curitiba
Investigação: Professor do Paraná suspeito de apologia ao nazismo foi descoberto pela Abin
Tragédia: Jovem morre após cair de cavalo e ser arrastada pelo animal
VÍDEOS: mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.