19 de outubro de 2024

Outubro Rosa: cineasta do interior de SP produz curta-metragem sobre luta de mulher contra o câncer de mama

O filme, que faz reflexão sobre a doença, foi gravado em São José do Rio Preto (SP). O lançamento ocorre neste domingo (20), com sessão gratuita. Cenas da gravação do curta-metragem ‘Espelho Meu’ em São José do Rio Preto (SP)
Divulgação / Luiz Áureo
Em alusão à campanha Outubro Rosa, um cineasta de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, produziu um curta-metragem sobre a luta da mulher contra o câncer de mama. O filme, que faz uma reflexão em relação à doença, foi gravado no município. O lançamento ocorre neste domingo (20), com sessão gratuita.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Protagonizada pela atriz Kika Kalache, a obra traz o retrato de coragem e renascimento, além da realidade de uma mulher que sofre com as mudanças no corpo, o drama e o medo, após a descoberta da doença.
A personagem “Clarice” vive dias angustiantes e encontra forças por meio do amor da filha. Após ser abandonada pelo marido, ela se mostra resiliente e encontra uma nova forma de olhar para si mesma.
Ao g1, a atriz Kika Kalanche conta que a realidade da personagem é o retrato do que ocorre com muitas famílias brasileiras.
“Ele [filme] mostra o caminho dessa mulher, a fragilidade total. Um marido que botava ela ainda mais para baixo. Ele só estava pensando nele, no ego dele. A partir do momento em que ela se liberta, a partir do amor da filha, da coragem que a filha passa para ela, isso dá uma força para ela lutar e enfrentar a doença”, explica Kika.
Atriz Kika Kalanche interpreta personagem com câncer de mama em São José do Rio Preto (SP)
Divulgação / Luiz Áureo
Este sábado (19) é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama. A atriz ainda pontua sobre a importância da prevenção, do autocuidado e da mulher receber o amparo de amigos e familiares após receber o diagnóstico de um câncer, situações abordadas no filme.
“Eu acho que é um filme muito importante para as mulheres, principalmente para alertar e conscientizar que, hoje em dia, 95% das mulheres que se curam descobrem precocemente o câncer de mama. A importância de se observar, de se tocar para entender o corpo, se tem alguma mudança. Enfim, fazer os exames periodicamente, ir ao médico, fazer a mamografia, a ultra mamária. E eu acho que ele mexe muito, além do estigma da doença, a palavra câncer já traz consigo uma sentença de morte, coisa que não é verdadeira”, finaliza Kalanche.
Cenas da gravação do curta-metragem ‘Espelho Meu’ em São José do Rio Preto (SP)
Divulgação / Luiz Áureo
Outros grandes nomes, como Giovanna Rispoli e Sérgio Pardal, também fazem parte do elenco dirigido pelo cineasta rio-pretense Alexandre Estevanato.
Cineasta Alexandre Estevanato em São José do Rio Preto (SP)
Divulgação / Luiz Áureo
Segundo Estevanato, a obra recebeu o nome de “Espelho Meu” justamente por ser um trabalho realista. A produção, que durou cerca de oito meses, começou a ser idealizada em 2017.
“Em 2017, eu assisti a uma reportagem sobre uma tatuadora, de Assis (SP), que fazia um trabalho voluntário de tatuar aréolas em mulheres mastectomizadas. À época, achei um trabalho lindo e necessário. Fui falar com a tatuadora, surgiram muitas conversas, e tive o incentivo de iniciar o roteiro a partir das histórias que ouvi “ explica Alexandre.
Com o objetivo de informar e despertar a curiosidade do público por meio da arte e do cinema, o cineasta conta que, no total, foram quatro dias de gravação. Em seguida, iniciou o trabalho de edição e pós-produção.
“Todas as cenas foram gravadas em Rio Preto. O filme se passa no interior de uma casa. Houve algumas cenas fora, como em um auditório, em um estúdio de tatuagem. Sinto-me realizado com mais um filme pronto. É sempre emocionante, depois de todas as dificuldades, é muito bom saber que nosso trabalho valeu a pena”, finaliza Estevanato.
Cenas da gravação do curta-metragem ‘Espelho Meu’ em São José do Rio Preto (SP)
Divulgação / Luiz Áureo
A obra foi viabilizada por meio de uma parceria com a Ong Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), com apoio e investimento financeiro.
Neste domingo, a sessão gratuita ocorre às 10h30, no cinema do Plaza Avenida Shopping. Os interessados devem chegar com 30 minutos de antecedência para retirada dos ingressos.
Cenas da gravação do curta-metragem ‘Espelho Meu’ em São José do Rio Preto (SP)
Divulgação / Luiz Áureo
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Mais Notícias