13 de outubro de 2024

Outubro Rosa: veja a programação de atividades gratuitas em Juiz de Fora

Prefeitura da cidade oferece mutirão para exames de colo uterino e solicitação de mamografias. Iniciativa também inclui palestras educativas sobre educação sexual e hábitos de vida saudável. Outubro Rosa, foto ilustrativa
Getty Images via BBC
Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama. Essa doença, que afeta essa região do corpo, apresenta o maior índice de incidência entre mulheres no mundo. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, apenas neste ano, 74 mil pacientes receberão o diagnóstico. Dentre esses casos previstos, 7.670 referem-se a tumores malignos em Minas Gerais.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Em Juiz de Fora, a Prefeitura divulgou uma programação voltada para a saúde da mama. A iniciativa inclui uma série de atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Ao longo de todo o mês de outubro, serão realizadas ações voltadas para a saúde integral da mulher durante o horário de funcionamento das unidades e em horários especiais.
Serão oferecidos serviços como mutirão para coleta de citopatológico do colo uterino e solicitação de mamografia, além de um grupo sobre direitos sexuais e reprodutivos, palestras sobre hábitos de vida saudável e prevenção do câncer de colo de útero e mama, entre outras atividades.
Além disso, algumas unidades oferecerão programações especiais aos sábados. Confira a programação completa no link.
Exames de saúde da mulher
De acordo com o Ministério da Saúde, mulheres entre 25 e 64 anos devem realizar o exame Papanicolau (teste para detectar alterações nas células do colo do útero) a cada três anos. Para aquelas com idade entre 40 e 49 anos, o exame clínico de mama deve ser feito uma vez ao ano.
O Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA) realiza exames preventivos em áreas descobertas, além de exames de mastologia e colposcopia. A partir do momento em que um caso chega à unidade, o tempo médio para diagnóstico e tratamento é de até 60 dias, considerado curto.
As unidades básicas não realizam mamografias, mas encaminham mulheres entre 50 e 69 anos para rastreamento no Hospital Maria José Baeta Reis (Ascomcer), no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF), no Centro Estadual de Atenção Especializada e na Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes).
Onde procurar atendimento?
Para uma avaliação profissional, as pacientes devem se dirigir à UBS de referência do bairro. Caso o local não tenha uma UBS, elas devem ir ao DSMGCA. Se necessário, a mulher será encaminhada ao ginecologista ou mastologista para a realização de exames que diagnostiquem a doença.
O Departamento de Saúde da Mulher, da Gestante, da Criança e do Adolescente (DSMGCA) está localizado na Rua São Sebastião, 772/776, no Centro de Juiz de Fora.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3690-7171.
📲 Siga o g1 Zona da Mata no Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Mais Notícias