Estrada ruim vem prejudicando o escoamento de frutas e hortaliças que alimentam e geram renda para comunidades que moram nas redondezas. Grupo de manifestantes cobra melhores condições na PA-414
Uma manifestação está sendo realizada desde a última segunda-feira (19) na Rodovia PA-140, entre Santa Izabel do Pará e o Porto da balsa que faz a travessia para o município de Bujaru, região nordeste do estado.
O grupo cobra por melhorias no trânsito, como o asfaltamento da estrada PA-414 que interliga a rodovia PA-140, e dá acesso a nove comunidades da zona rural de Santa Izabel.
O trajeto também é importante para quem acessa os municípios de Bujaru, Concórdia do Pará, Acará e Tome-Açu.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Na ação, os manifestantes usaram pneus e derrubaram uma árvore para bloquear a estrada. Apenas carros de polícia, ambulância e servidores públicos do judiciário tem passagem garantida no local.
Já veículos de passeio, caminhões e ônibus ficam horas no bloqueio e são liberados pelo menos quatro vezes ao dia.
Segundo os agricultores das vilas de Tacajos, Corinthians, a estrada ruim vem prejudicando o escoamento de frutas e horatliças o ano inteiro, fonte da principal renda dessas comunidades.
No inverno, por causa das chuvas, os moradores enfrentam os alagamentos e no verão sofrem as consequências da poeira, devido a estiagem. A população que precisa transitar na região, tem que fazer o transbordo para seguir viagem.
Segundo os manifestantes, a pista só será liberada quando algum representante do governo do estado, comparecer para negociar um prazo para o início da obra de asfaltamento da estrada que mede apenas 9 quilômetros e setecentos metros.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará em g1 Pará