18 de outubro de 2024

Paciente oncológico relata a importância da bluem durante a quimioterapia

Além da saúde física e mental, a saúde bucal também precisa ser um ponto de atenção durante o tratamento oncológico e a bluem é referência nesse cuidado Paciente oncológico relata a importância da bluem durante a quimioterapia
bluem/Melvin Quaresma
A bluem foi criada na Holanda por um cirurgião-dentista que desejava proporcionar produtos mais eficazes para casos especiais e intensivos de cuidados bucais. Um desses casos é o de pacientes oncológicos, que têm a saúde bucal prejudicada durante os tratamentos de quimio e radioterapia.
Bruno Pilato, ex-paciente de quimioterapia, conta como foi a sua experiência utilizando bluem durante o seu tratamento e a importância da saúde bucal nesse período. Confira:
Saúde bucal durante a quimioterapia
Bruno Pilato é empreendedor na área de marketing e, em 2021, descobriu um linfoma não Hodgkin no seu organismo. Ele conta que foi tudo muito rápido e que, apenas três semanas depois da confirmação, ele já tinha dado entrada na quimioterapia.
Com essa mudança brusca na sua vida, ele foi observando a perda das pequenas liberdades que tinha em seu cotidiano e como isso afetava a sua saúde mental.
Quando você fica duas semanas internado em um hospital de forma contínua, você sente falta das pequenas coisas do dia a dia.
Um dos pontos que ajudou Bruno a lidar com essa falta de controle, foi manter em dia os seus cuidados bucais. Isso porque, a quimioterapia impacta negativamente a região da boca, o que acaba dificultando diversos fatores do cotidiano e até mesmo, o próprio tratamento. Entenda:
Durante a quimio, o paciente pode ter dificuldade na mastigação, na deglutição e na alimentação como um todo. Porém, se alimentar bem é extremamente importante para fortalecer o organismo que está fragilizado.
Por conta das dores e desconfortos, o paciente também pode acabar se fechando para a comunicação. No entanto, se manter ativo, expressando as suas emoções e conversando sobre a situação, são processos importantes para se manter positivo durante o tratamento.
Ao conseguir falar, externalizar os sentimentos e manter uma alimentação de qualidade, Bruno entendeu que além de cuidar da saúde física e mental, a saúde bucal também foi essencial para chegar ao seu ponto de remissão.
A bluem marca positivamente o tratamento oncológico
Tudo isso foi possível graças à dentista responsável, que indicou o fluido bucal da bluem para o Bruno. Ele iniciou o uso logo nos primeiros meses do tratamento e, mesmo agora em processo de remissão, continua utilizando.
Por conta da liberação de oxigênio ativo, o fluido estimula a cicatrização de feridas na boca, tem ação antibacteriana e aliava a dor. Dessa forma, trazendo mais qualidade de vida para os pacientes oncológicos e se tornando uma parte importante da recuperação.
A embalagem mesmo, a primeira que eu utilizei, eu ainda tenho guardada lá em casa, de tanto que ficou marcado.
Veja essa história completa
Bruno conta porque ele guardou a sua primeira embalagem da bluem
Conheça mais sobre a inovação bluem e transforme o seu sorriso

Mais Notícias