12 de fevereiro de 2025

Pacientes cegos após mutirão de catarata: equipe inverteu uso de substâncias na cirurgia, diz Grupo Santa Casa


Além de utilizar produto que dificultava verificação visual, equipe aplicou substância de higienização no fechamento da incisão. Profissionais envolvidos foram afastados, informou organização social de saúde. AME de Taquaritinga, SP
Valdinei Malaguti/EPTV
O Grupo Santa Casa de Franca (SP), responsável pelo mutirão de cirurgias de catarata que terminou com pacientes cegos em Taquaritinga (SP), confirmou nesta terça-feira (11) que houve inversão no uso de produtos no processo cirúrgico.
Em nota, a organização social de saúde (OSS) informou que, após uma sindicância, constatou que, na hora de realizar o fechamento da incisão cirúrgica, os profissionais utilizaram uma substância que serve para assepsia – ou seja, controle de infecções.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A salgadeira Maria de Fátima Garcia Chiari ficou cega do olho direito após passar por cirurgia de catarata no AME de Taquaritinga, SP
Valdinei Malaguti/EPTV
“A investigação preliminar apontou falha pelas equipes médica/assistencial no cumprimento do protocolo institucional vigente, resultando no uso inadequado de produtos durante procedimentos cirúrgicos realizados exclusivamente em 21 de outubro de 2024”, comunicou.
O grupo, que anteriormente já havia confirmado um erro, mas não havia divulgado detalhes, também confirmou que todas as informações serão entregues à Secretaria de Estado da Saúde e que, após as constatações, afastou todos os profissionais envolvidos.
“O Grupo Santa Casa de Franca irá tomar todas as medidas para responsabilizar a equipe médica/assistencial perante os órgãos competentes.”
Ao menos 12 de 23 pacientes relataram complicações após serem submetidos a cirurgias em um mutirão no Ambulatório de Especialidades Médicas (AME) de Taquaritinga em outubro. Depois das denúncias, eles foram encaminhados para avaliações no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. O caso é investigado pelo Ministério Público e pela Polícia Civil.
Pacientes relatam terem ficado cegos após mutirão de cirurgias em Taquaritinga
Esta notícia está em atualização.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Mais Notícias