Suspeitos ameaçaram vazar condição de saúde das vítimas caso não pagassem R$ 1 mil. Secretaria de Saúde diz que não possui registro de incidente com vazamento de dados. Imagem de arquivo mostra pessoa usando celular
Pongsawat Pasom/Unsplash
Dois homens portadores de HIV tiveram seus dados vazados e sofreram extorsão de golpistas no Distrito Federal, segundo a Polícia Civil. Os casos foram registrados na corporação na tarde de segunda-feira (17).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Os golpistas ameaçaram vazar informações sobre a condição de saúde das vítimas casos elas não pagassem R$ 1 mil. A 1ª Delegacia de Polícia, na Asa Sul, e a 4ª DP, no Guará, investigam os casos. O Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) também apura as denúncias.
Ao g1, a Secretaria de Saúde do DF afirma que não possui qualquer registro de incidentes que tenham causado o vazamento de dados cadastrais de pacientes.
Nota da Secretaria de Saúde
“A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informa que não possui qualquer registro de incidente que tenha causado o vazamento de dados cadastrais de pacientes atendidos no Centro de Atendimento e Aconselhamento (CTA) e em toda a rede pública de saúde do DF.
A SES entende e reforça o comprometimento com os dados de toda e qualquer pessoa registrada em nosso sistema e esclarece que medidas contínuas vêm sendo tomadas com o objetivo de garantir a proteção dos dados, especialmente dos usuários do SUS.
Este fato considerado crime cibernético seguirá para a Controladoria Setorial da Saúde para ser apurado de acordo com as legislações vigentes no Brasil, principalmente, seguindo os conceitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assim como o Código Penal Brasileiro e adotaremos todos os caminhos legais para identificação de qualquer incidente.”
LEIA TAMBÉM:
PPCUB: Entenda projeto que permite modificações na área tombada de Brasília; distritais discutem texto nesta quarta-feira (19)
FALTA DE ORÇAMENTO: Inmet tem corte de funcionários por falta de orçamento; crise impacta previsão climática
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.