Secretaria Estadual de Saúde diz que São João da Boa Vista tem agenda própria para cirurgias. Prefeitura admite que pacientes estão na fila. Pacientes esperam há meses por cirurgia de quadril e joelho em São João da Boa Vista
Dois motoristas de São João da Boa Vista (SP) enfrentam uma longa espera por cirurgias ortopédicas que têm indicação de prioridade. Ainda não há previsão de quando elas serão realizadas e a demora tem prejudicado a qualidade de vida deles, que sofrem com dores e dificuldade de locomoção.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
A Secretaria Estadual da Saúde disse que os dois pacientes estão sendo acompanhados pelo município, que utiliza sistema próprio de agendamento das cirurgias.
Já a prefeitura admitiu que os motoristas estão à espera dos procedimentos (leia mais abaixo).
Pacientes de São João da Boa Vista esperam até anos para realizarem cirurgias ortopédicas
Leandro Vicari/EPTV
‘Quanto mais demorar, pior vai ficar’
Um desses pacientes é Elton Bono. Em novembro de 2023, seu médico fez o encaminhamento para a cirurgia após diagnosticá-lo com necrose asséptica na cabeça do fêmur, um problema que leva ao enfraquecimento ósseo e causa fortes dores no quadril.
Atualmente ele está com a mobilidade muito comprometida, anda com a ajuda de muletas, e teme que o problema piore.
“O médico disse que quanto mais demorar, pior vai ficando, vai chegar a um ponto que eu não vou conseguir mais andar e vou precisar de cadeira de rodas”, disse.
Afastado pelo INSS, ele espera a cirurgia para conseguir voltar a trabalhar. Quando procurou a Secretaria Municipal da Saúde, ficou sabendo que a fila tem mais de dois anos de espera.
Elton Bono tem dores e anda de muleta e não tem previsão quando conseguirá realizar uma cirurgia ortopédica em São João da Boa Vista
Leandro Vicari/EPTV
“Disseram que estão chamando o pessoal [que fez o pedido de cirurgia] a partir do começo de 2021”, afirmou.
A Secretaria Municipal da Saúde confirmou que Bono aguarda como prioridade os procedimentos no quadril e no joelho, mas admitiu que não há previsão de agendamento porque nem todos os meses há vagas para agendamento na Santa Casa.
LEIA TAMBÉM:
Fila de espera para cirurgias eletivas em São Carlos tem mais de 6 mil pacientes
Mais de 400 pacientes esperam por cirurgias com otorrino pelo SUS em São Carlos
Fila de espera por cirurgia eletiva pelo SUS passa de mil pessoas na região de Araraquara
Espera de anos
A espera de José Benedito da Fonseca por uma cirurgia no quadril é ainda mais longa. O pedido foi feito em fevereiro de 2020, quando ele foi operado e foi identificado que ele precisava de mais um procedimento.
“Já constava que tinha que fazer no esquerdo também. Como fez no direito, deu tudo certo e agora tem que fazer do outro lado, afirmou.
José Benedito da Fonseca passa o dia no sofá enquanto aguarda por cirurgia em São João da Boa Vista
Leandro Vicari/EPTV
Nos últimos quatro anos ele fez várias consultas. Em 2023, chegou a passar por um anestesista, um dos procedimentos necessários para o agendamento do procedimento, mas ainda não encontrou definição para o seu problema.
A demora para realizar a cirurgia tem agravado os problemas de Fonseca. Ele toma remédios para dor regularmente, o que tem afetado a pressão arterial, e o médico já indicou a necessidade de uma cirurgia no joelho, que tem sido forçado por causa da dificuldade que ele tem para andar.
Motorista por 40 anos, hoje ele passa os dias sobre o sofá porque não se sente confortável sentado em outro lugar e nem consegue andar.
“Ando com bengala, andador, às vezes ando na rua um pouco, mas quando volto tenho que ficar deitado. São 16 horas nesse sofá, das 8h às 0h. Levanto no outro dia é a mesma coisa porque não aguento andar muito, não consigo subir numa cadeira.”
Sobre o caso de Fonseca, a prefeitura de São João disse que ele passou por cirurgia em 2020 e que novo encaminhamento para ortopedia foi solicitado recentemente e, então, ele foi recolocado no trâmite de agendamento.
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara