Secretaria de Saúde (Sesau) atribui responsabilidade ao Ministério da Saúde. Ministério Público investiga e sobrou solução ao governo. Gutemberg Brasil, 73 anos; Lívio Borges, 56 anos; Antonio Ribeiro, 33 anos e Sandra Andrade, 38 anos, são pacientes que relatam problemas com o aplicativo de agendamento na policlínica Coronel Mota
Nalu Cardoso/g1 RR e Caíque Rodrigues/g1 RR
“Estou esperando a consulta tem oito meses. Moro no interior, vim de lá atrás de informação quatro vezes e nada. Nem sei mexer nisso de aplicativo”. O desabafo é do vendedor aposentado Gutemberg Brasil, de 73 anos, morador de Mucajaí, no Sul de Roraima. Ele viajou até a capital na esperança de ser atendido por um cardiologista na Policlínica Coronel Mota. Assim como muitos outros pacientes, enfrenta dificuldades para usar o aplicativo Meu SUS Digital, atualmente a única forma de agendar e acompanhar consultas médicas.
🏥 Administrado pelo governo por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), o Coronel Mota é única unidade no estado que disponibiliza médicos especialistas na modalidade consulta eletiva – quando o paciente não apresenta quadro de urgência ou emergência.
No entanto, pacientes afirmam que têm enfrentado problemas para conseguir fazer as consultas porque atualmente todo o processo é feito por meio do aplicativo – alguns até perdem por não saberem usar o sistema.
Consultas na policlinica Coronel Mota só podem ser marcadas e acompanhadas por aplicativo
Caíque Rodrigues/g1 RR
O aposentado Gutemberg sofre com problemas cardíacos e sofreu três derrames cerebrais. No caso dele, há oito meses enfermeiras de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Mucajaí marcaram a consulta com o cardiologista. Mas, por não saber como usar o aplicativo, não conseguiu acompanhar a situação do agendamento, perdeu e foi até o Coronel Mota em busca de uma solução, mas não encontrou e agora acumula “viagens perdidas”.
“Não deram nenhuma previsão. Vim aqui pela primeira vez há oito meses. Desde então, voltei quatro vezes lá de Mucajaí. Cada vez gasto R$ 30 pra vir até aqui. Um dia até perdi a paciência. Vim de lá e não me disseram que o médico tinha viajado, não tinha como eu saber. Falaram no aplicativo mas eu não sei mexer nisso”, contou o aposentado.
Assim como Gutemberg, outros pacientes enfrentam o mesmo problema. Nessa quarta-feira (30), o g1 esteve na unidade e conversou com pessoas que esperavam conseguir informações. O local estava lotado – a maioria eram idosos, com filas, e o aplicativo fora do ar.
👉 A marcação e acompanhamento de consultas pelo Meu SUS Digital ocorre desde julho de 2024. À época, o governo de Roraima informou que a mudança era para seguir orientações do Ministério da Saúde e seria para “acolher melhor os pacientes”.
Em geral, o agendamento no aplicativo é feito nas UBSs, que são os postos de saúde das prefeituras, mas, as consultas são marcadas para o Coronel Mota, que é a unidade estadual onde a população de Boa Vista, do interior e até da Guiana e da Venezuela é atendida.
No entanto, esse método de agendamentos tem desagradado tanto os pacientes, quanto os funcionários da unidade. No local, discretamente um funcionário entregou ao g1 um bilhete com uma lista de reclamações:
“SUS Digital fora do ar. Sistema p/ retirada de prontuários fora do ar. Pacientes não conseguem ver suas consultas. Muitas consultas perdidas por conta do sistema”, escreveu.
Fachada da Policlínica Coronel Mota, em Boa Vista
Divulgação/Governo de Roraima/Arquivo
Em nota, a Sesau informou que “o Meu SUS Digital é um aplicativo cuja coordenação e organização são de responsabilidade do Ministério da Saúde e que tem a finalidade de acompanhar o agendamento de consulta na rede pública de saúde e não fazer agendamento.”
A Secretaria disse ainda que na Policlínica Coronel Mota “foi instituído o setor “Posso Ajudar” que faz a consulta individual e o paciente deve aguardar o atendimento para efetuar a pesquisa, que pode ser feita inclusive na recepção da unidade hospitalar.” (Leia a nota na íntegra abaixo).
Já o Ministério da Saúde disse que a ferramenta “Solicitações Reguladas” passa por uma atualização e que os estão em constante evolução tecnológica para garantir a qualidade no atendimento. Frisou que “para orientações adicionais, os usuários podem acessar o “Fale com o Meu SUS Digital” no app ou buscar apoio em um estabelecimento de saúde”.
O Ministério Público instaurou inquérito para investigar as reclamações e disse que, nesta quarta, “a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde expediu ofício à Sesau cobrando providências para a regularização do serviço.”
A reportagem também questionou a prefeitura de Boa Vista sobre que tipo de suporte ou orientações são repassadas aos pacientes que não conseguem acesso ao aplicativo e aguarda resposta.
Pacientes esperam atendimento na policlinica Coronel Mota, em Boa Vista, nesta quarta-feira (30)
Caíque Rodrigues/g1 RR
Falta de informação e de instrução
Nessa quarta, o aposentado Gutemberg chegou por volta de 6h na unidade e esperava para o atendimento. Quando conversou com o g1, estava há quase 3 horas na fila. Portando uma pasta com documentos relacionadas à consulta sequer sabia se seria atendido naquele dia.
Gutemberg Brasil, de 73 anos, mora em Mucajaí e já perdeu quatro vezes as consultas com o cardiologista por problemas com aplicativo
Caíque Rodrigues/g1 RR
“Estou esperando o médico mas, acho que nem ele vai resolver porque ainda nem chegou”, disse, desacreditado.
“Não entendo disso de celular. Não sei acompanhar, esse que é o problema. É uma falta de respeito”, comentou.
Fila se forma na policlinica Coronel Mota e pessoas aguardam atendimento nesta quarta-feira (30)
Caíque Rodrigues/g1 RR
Consultas perdidas
O funcionário público Lívio Borges, de 56 anos, aguarda há mais de um ano para fazer uma biópsia. Quando conversou com o g1, ele já estava na quarta tentativa. Ela conta que por conta de problemas no aplicativo acabou perdendo as datas do exame e não conseguiu reagendar.
“Tentei usar esse aplicativo. Toda vez que tento, ele não abre de jeito nenhum. Abre ali, mas não aparece nada. Falaram que tinha que resolver na UBS, só que não sabia disso. Fiquei em casa esperando, olhando pelo aplicativo. Quando vim aqui, a atendente falou que a data da consulta já tinha passado”, contou Lívio.
Lívio Borges, 56 anos, é funcionário público e teve problemas com aplicativo do SUS
Nalu Cardoso/g1 RR
“É péssimo, porque a gente demora uns três meses pra conseguir uma consulta com especialista. Agora, vou ter que esperar tudo de novo por causa do aplicativo. E pra mim ele não funciona de jeito nenhum. Olho todo dia, mas nunca aparece nada”, disse.
O motorista de aplicativo, Antonio Ribeiro, de 33 anos, aguardava atendimento com um psiquiatra e com psicólogo. Ele espera pela consulta há quatro meses e, pelo aplicativo, não conseguiu ter informações sobre as datas para ir à policlínica. Foi necessário ir pessoalmente.
Antonio Ribeiro, 33 anos, é motorista de aplicativo e aguarda atendimento com psiquiatra e psicólogo
Caíque Rodrigues/g1 RR
“Mandaram acompanhar só pelo aplicativo, mas ficou em análise. Quando saiu da análise, não apareceu mais nada pra mim. Vim aqui pessoalmente pra saber o que tinha acontecido e me disseram que a consulta de psicologia já tinha passado”.
“Falei que eu estava acompanhando o tempo todo, mas pra mim não apareceu nada. No sistema deles, a consulta foi perdida. E para psiquiatria, eu ainda espero. Já vai fazer quase quatro meses”, conta.
Ele disse entender a necessidade de tornar digital o processo das consultas, mas cobrou que isso seja feito de forma mais transparente e com um sistema mais consistente.
“A intenção é boa, porque é pra desafogar esse monte de gente e facilitar as coisas. Só que ele não está funcionando. A ideia é boa, mas na prática não dá certo. Quando eu marcava pessoalmente, pelo menos sabia a data e conseguia minha consulta. Pelo aplicativo, até agora, nada”.
Já a dona de casa Sandra Andrade, de 38 anos, viu a consulta marcada há 4 meses sumir do sistema pelo aplicativo. Ela aguarda para ser atendida por um neurologista, mas não sai da lista de espera. Ela classificou como “falta de organização” a situação.
Sandra Andrade, 38 anos, é dona de casa e precisa de atendimento neurológico
Caíque Rodrigues/g1 RR
“Não sei o que acontece, sumiu até do sistema. A espera foi tão longa que fiquei lá feito boba. Voltei para falar com a direção, para perguntar por que está demorando tanto e até agora nada”, disse.
“Acho que isso é falta de organização. O pessoal não trabalha direito e a gente fica esperando, mesmo com dor e crises. Pra mim, isso não faz sentido nenhum”, finalizou a dona de casa.
Quem também esperava na fila era agricultora aposentada Maria do Rosário, de 73 anos. Ela não sabia que método de agendamento na policlínica havia mudado, tampouco foi informada sobre a existência do aplicativo do SUS – ela marcou a consulta com o gastroenterologista pessoalmente antes da mudança, há três meses.
“Disseram agora que a única forma de ver as consultas vai ser pelo aplicativo. Só que eu não tenho esse aplicativo e nem vou usar, porque não sei mexer e nem por onde começar”, disse a aposentada, enquanto aguardava pela consulta, mas já estava preocupada caso precisasse voltar.
A Policlínica Coronel Mota está localizada na rua Coronel Pinto, 644, Centro. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
O que diz a Sesau
A Secretaria de Saúde esclarece que o Meu SUS Digital é um aplicativo cuja coordenação e organização são de responsabilidade do Ministério da Saúde e que tem a finalidade de acompanhar o agendamento de consulta na rede pública de saúde e não fazer agendamento.
Dessa forma, a Sesau aguarda retorno do Ministério da Saúde quanto as implementações que estão sendo realizadas no aplicativo Meu SUS Digital.
É importante salientar que na Policlínica Coronel Mota foi instituído o setor “Posso Ajudar” que faz a consulta individual e o paciente deve aguardar o atendimento para efetuar a pesquisa, que pode ser feita inclusive na recepção da unidade hospitalar.
Além disso, a Sesau disponibiliza o contato (95) 98416-6166 para os pacientes obterem mais informações acerca de agendamento de consultas.
Contudo, é importante pontuar que qualquer Unidade Básica de Saúde (posto de saúde dos bairros) também pode realizar consulta de dados ao paciente, uma vez que tem acesso ao sistema e pode verificar o agendamento da consulta.
Sobre o sistema do prontuário da Policlínica Coronel Mota, a Sesau informa que o acesso foi normalizado na manhã desta quarta-feira, dia 30.
Pacientes e acompanhantes esperam atendimento medico especialisado na policlínica Coronel Mota, em Boa Vista
Caíque Rodrigues/g1 RR
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