Criança precisou passar por cirurgia e levou mais de 200 pontos em ferimentos na nuca, no rosto, nas pernas e no antebraço. Caso é investigado em Monte Alto, SP, como lesão corporal com dolo eventual. Pai do menino de nove anos atacado na quinta-feira (30) por um pitbull em Monte Alto (SP), Juliano Alves Pereira lembra que o filho, mesmo gravemente ferido, pediu calma a ele quando voltou para casa para pedir ajuda.
“Eu estava saindo com a moto no portão e ele já vinha vindo. Ele olhou para mim e com muita calma disse: ‘Foi o pitbull, mas calma que eu estou bem.’ Eu já olhei o corte na testa, no rosto e pensei ‘minha mulher vai entrar em pânico’. Na mesma hora, uma moça passou e falou para colocar ele no carro. Eu fui de moto [para o hospital] para ir adiantando, a ambulância já encontrou ele no meio do caminho. Ele foi socorrido rápido.”
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A criança foi internada em um hospital particular e ficou cerca de três horas em cirurgia. Segundo Juliano, o menino levou mais de 200 pontos em ferimentos no rosto, na nuca, antebraço e nas pernas.
Apesar da complexidade e das dores, o quadro de saúde é considerado estável.
“Ele reclama de dor, ele chora bastante, mas não tem o que fazer, é medicamento na hora certa. Os médicos já orientaram a gente que ele vai ficar pelo menos três dias aqui. Todo mundo está dando atenção”, diz Juliano.
Menino fica gravemente ferido após ataque de Pitbull em Monte Alto (SP)
Reprodução/EPTV
Cachorro sem vacinas
O pai também contou que o responsável pelo pitbull entrou em contato, se desculpou pelo acidente e está acompanhando o caso. Segundo Juliano, o homem revelou a ele que o cachorro estava com as vacinas atrasadas, o que demanda mais atenção à saúde do filho.
“O menino conversou comigo, falou que vai prestar todo socorro que puder. Ele está conversando comigo desde ontem, perguntando como ele está, pediu perdão (…) O cachorro está com todas as vacinas atrasadas. Ele, dono, disse que estava em dia, mas depois ele disse que estava tudo atrasado.”
Ataque no meio da rua
A criança foi atacada pelo animal no bairro São Miguel, enquanto brincava com um amigo na tarde de quinta-feira.
Pitbull atacou menino de 9 anos que brincava com amigo na rua em Monte Alto, SP
Cacá Trovó/EPTV
Segundo Juliano, o filho contou que ouviu um barulho, como se algo estivesse batendo em uma lata. Ao olhar para frente, viu que a porta de uma casa próxima estava aberta e o pitbull corria em sua direção.
“Ele disse que o cachorro bateu nele e ele caiu sentado. O animal pegou pela nuca, e o outro menino correu para chamar a mãe. Parece que o tio desse amigo estava por perto, pegou uma enxada e veio correndo. Meu filho lembra de ouvir o barulho de uma moto acelerando e de alguém chutando o cachorro. Foi nesse momento que ele largou”, contou o pai.
Testemunha
A gestora financeira Eliandra Moretti foi uma das pessoas que ajudaram a socorrer a criança. Ela ouviu os gritos vindos da rua e que os vizinhos gritavam que se tratava de um ataque de pitbull.
“Na hora, a gente viu que o menino estava sentado sendo atacado por um cachorro. A gente só entendeu depois que era um pitbull porque tinha gente gritando que era um pitbull. A primeira reação foi chamar a ambulância.”
Juliano Alves Pereira, pai do menino de 9 anos atacado por pitbull em Monte Alto, SP
Cacá Trovó/EPTV
Segundo Eliandra, o menino só se salvou porque outras pessoas se uniram para ajudá-lo.
“O rapaz da moto estava acelerando para tentar espantar, o cachorro soltava e voltava no menino. Eu chamei a ambulância, um vizinho da frente pegou um pau, aí o cachorro soltou e voltou para a casa de onde ele tinha saído. Ele estava muito machucado, falava que doía muito e sangrava muito.”
Focinho sujo de sangue
A Polícia Militar foi acionada por vizinhos, que indicaram a casa onde o cachorro morava. Durante a abordagem, uma mulher que se apresentou como tutora do animal negou que ele tivesse atacado a criança. No entanto, os policiais notaram que o focinho do pitbull estava aparentemente sujo de sangue.
Um boletim de ocorrência foi registrado. De acordo com a polícia, os agentes questionaram a mulher sobre um buraco na porta da sala, por onde vizinhos afirmaram que o cachorro teria escapado. Ela negou que o animal saísse por ali.
Ainda segundo o registro policial, no momento em que a tutora insistia que o cachorro não passava pelo buraco, o animal atravessou o espaço e avançou em direção aos agentes, mas recuou.
O caso foi registrado na Polícia Civil como lesão corporal com dolo eventual.
Casa de onde pitbull escapou em Monte Alto, SP
Cacá Trovó/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região