Casal diz que funcionário estava cambaleando e tinha um ‘cheiro muito forte de álcool’. Caso foi registrado na delegacia. Hospital informou que homem foi afastado das atividades, e uma sindicância foi aberta. Família diz que enfermeiro do Hospital Municipal Salgado Filho agrediu bebê
Pais denunciam que um técnico de enfermagem do Hospital Salgado Filho, no Méier, na Zona Norte do Rio, bateu no filho, um bebê de 4 meses, durante atendimento na unidade de saúde. Em nota, o hospital informou que o funcionário foi afastado das atividades, e uma sindicância foi aberta para apurar os fatos (veja mais abaixo a nota completa).
Eles contaram que o filho estava passando mal, com falta de ar, no fim de semana. Eles chegaram a levá-lo em um hospital particular, mas os médicos não conseguiram diagnosticar o que o pequeno Tomás tinha.
Os dois procuraram, então, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Engenho de Dentro, mas como não havia pediatra, decidiram ir até o Salgado Filho, na noite de domingo (30).
“Por volta de 8h e pouco eu cheguei, passei pela pediatria. Ela passou dois medicamentos para serem injetados no Tomás e, chegando dentro da enfermaria, eu me deparo com um técnico de enfermagem alterado, discutindo com outro paciente fora, e não estava com o crachá dele, não estava com o jaleco, com luva, não estava com nada”, contou a mãe da criança, Camila Duarte.
“Meu filho estava dormindo no meu ombro, ele olhou pra mim, eu achei que ele estava brincando, e falou assim ‘eu vou dar dois tapinhas no rosto dele’. Aí, quando eu olhei, ele realmente deu, pra acordar ele, deu dois tapas no rosto dele.”
A mãe disse que ficou sem reação, mas percebeu que o técnico de enfermagem estava “fora de si, cambaleando” e que sentiu um “cheiro muito forte de álcool”.
Camila diz que não deixou o funcionário medicar o filho e chamou a polícia. “Chegamos na 23 [DP], ele foi fazer o teste de bafômetro, sendo que até agora não temos notícia do teste.”
O caso foi registrado na 23ª DP (Méier). A polícia informou que o funcionário, a direção do hospital e os pais da criança serão ouvidos.
Nota do Hospital Salgado Filho
“O caso está sendo investigado pela polícia. Um boletim de ocorrência foi aberto imediatamente e uma sindicância interna também. O técnico de enfermagem foi afastado de suas atividades até que se apure os fatos.
A direção do Hospital Municipal Salgado Filho repudia veementemente todo e qualquer ato de violência e fará de tudo para que a situação seja devidamente esclarecida.”
Nota da Polícia Civil
“De acordo com a 23ª DP (Méier), o funcionário do hospital, responsável pelo atendimento da criança, será ouvido, bem como a direção da unidade de saúde e familiares da vítima. A criança foi encaminhada para exame de corpo de delito. Outras diligências estão em andamento para apurar todos os fatos.”