3 de fevereiro de 2025

Panelas gigantes e 80 voluntários: mais de 20 mil pamonhas são distribuídas de graça em Goiânia


Iniciativa foi realizada em comemoração ao Dia Estadual da Pamonha Goiana. Segundo os organizadores, mais de 15 mil pessoas prestigiaram o evento. Voluntários produzem 20 mil pamonhas em panelas gigantes, em Goiânia
A Praça do Violeiro, no setor Urias Magalhães, em Goiânia, foi palco do maior panelão de pamonhas já feito no Brasil. Conhecida como um dos maiores símbolos da cozinha goiana, mais de 20 mil pamonhas foram distribuídas de graça no evento que contou com 80 voluntários e três panelas gigantes.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
A iniciativa foi realizada no sábado (01), em comemoração ao Dia Estadual da Pamonha Goiana, idealizado pelo deputado Gugu Nader (Avante) e com apoio do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Bruno Peixoto. A data é celebrada oficialmente nesta segunda-feira (03).
A ação teve como objetivo a celebração da cultura e a tradição goiana, destacando a importância do alimento para a identidade local. Foram 15 dias de organização e três apenas no local onde as pamonhas foram feitas e distribuídas. Em entrevista à TV Anhanguera, o voluntário João Batista, contou sobre o processo de produção do prato típico.
“Primeiro começa na fazenda, vão buscar o milho e trazem pra gente. Começamos a fazer, cortar, ralar, preparar, temperar, cozinhar e depois servimos a população”, relatou.
LEIA TAMBÉM:
Pamonha se torna patrimônio cultural imaterial goiano; saiba motivo
Goiano viraliza ao fazer pamonha em frente à torre Eiffel, em Paris
Coxinha e pamonha gigantes: quitutes de mais de 1,5 kg chamam a atenção em Goiânia
Cada um dos voluntários foi responsável por uma tarefa. As equipes foram divididas entre ralar o milho, preparar a massa e colocar para cozinhar. Um guindaste ajudou a colocar todas as milhares de pamonhas nas panelas.
O local reuniu famílias da região e de pessoas de todas as idades. Em publicação nas redes sociais, Bruno Peixoto comentou sobre a grandiosidade do evento, que nem a chuva foi capaz de impedir.
“O que não faltou foi pamonha. Tinha mais de 20 mil. Era de doce, de sal. E muuuuuita gente”, escreveu.
O deputado idealizador do “Panelão do Gugu”, contou com o auxílio da Pamonharia 85, do empresário Arthur Gouveia, com uma grande produção logística e o corte de milhares de espigas de milho. De acordo com os organizadores, a expectativa inicial era de 5 mil pessoas. No entanto, mais de 15 mil pessoas prestigiaram o evento.
Dia Estadual da Pamonha Goiana é comemorado em evento com mais de 15 mil pessoas, em Goiânia
Reprodução/TV Anhanguera
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias