27 de dezembro de 2024

Papa Francisco afirma que a Ucrânia deveria ter a coragem de negociar e encerrar a guerra com a Rússia

Fala foi durante a uma entrevista concedida a uma TV da Suíça. Francisco usou o termo bandeira branca pela primeira vez desde o início do conflito, que completou dois anos no mês passado. Papa afirma que Ucrânia deve ter coragem para negociar a paz
Numa entrevista concedida a uma TV da Suíça, o Papa Francisco afirmou que a Ucrânia deveria ter a coragem de negociar e encerrar a guerra com a Rússia.
Francisco usou o termo bandeira branca pela primeira vez desde o início do conflito, que completou dois anos no mês passado. E disse: “a palavra negociar é uma palavra corajosa, quando você vê que está derrotado, que as coisas não estão indo bem”. Ele também sugeriu que a Ucrânia procure as potências internacionais para uma negociação.
Num comunicado, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que o papa citou o termo bandeira branca, que tinha sido usado pelo entrevistador, para indicar o fim das hostilidades e uma trégua alcançada com a coragem das negociações.
O porta-voz do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky foi questionado sobre a fala do papa, mas não comentou. Em visita à Turquia, que se ofereceu como mediadora, Zelensky disse na sexta-feira (8) que quer a paz, mas que não vai ceder território para os russos.
Papa Francisco afirma que a Ucrânia deveria ter a coragem de negociar e encerrar a guerra com a Rússia
Reprodução/ TV Globo

Mais Notícias