26 de dezembro de 2024

Para analisar a situação da dengue, Vigilância Epidemiológica inicia terceiro Índice Breteau de 2024 em Presidente Prudente

Durante o levantamento, serão vistoriados 4,2 mil imóveis em setes áreas do município. VEM de Presidente Prudente (SP) inicia terceiro Índice Breteau de 2024
Arquivo/Secom
A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) de Presidente Prudente (SP) inicia, a partir desta segunda-feira (1º), o terceiro levantamento do Índice Breteau (IB) e Índice de Infestação Predial (IIP) de 2024.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Conforme a Prefeitura, o IB é utilizado para definir a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento, entre eles o Aedes aegypti, vetor da dengue, o zika vírus e a chikungunya.
Para efetuar o terceiro levantamento do Índice Breteau, a previsão é de que sejam visitados 4,2 mil imóveis, distribuídos entre as sete áreas da cidade, selecionados via sorteio. Conforme a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, serão cerca de 600 imóveis por área.
VEJA TAMBÉM:
Primeiro Índice Breteau de 2024 indica situação de alerta contra a dengue, em Presidente Prudente
Segundo Índice Breteau de 2024 indica risco de surto de dengue em Presidente Prudente
Além disso, em cada residência, mais de 40 recipientes serão analisados, como vasos de plantas, potes para alimentação e água de animais, garrafas, pneus velhos, entre outros.
O trabalho dos agentes de endemias da VEM permanecerão no trabalho de campo por, aproximadamente, 15 dias e o Poder Executivo ressaltou que “é indispensável que os munícipes colaborem com o levantamento, permitindo a entrada dos profissionais, que estarão sempre identificados com uniformes”.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Mais Notícias