Batizados de Alto e Pantanal, os filhotes foram resgatados na região pantaneira de Miranda (MS). Filhotes de tuiuiú.
Reprodução
O papel da família é importante até no reino animal! Dois filhotes de tuiuiú, ave símbolo do Pantanal, foram transferidos nesta terça-feira (3) do Hospital de Animais Silvestres Ayty, em Campo Grande, para o Zoológico de Itatiba, em São Paulo. Mas o que chama a atenção é que apenas um dos filhotes está impossibilitado de retornar à natureza por não possuir uma das asas, no entanto, o outro, saudável, permanecerá ao lado do irmão como uma espécie de suporte emocional, para preservar o vínculo e minimizar o estresse do isolamento.
Os filhotes, batizados de Alto e Pantanal, foram resgatados na região pantaneira de Miranda após alerta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante os incêndios que atingiram o bioma neste ano.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Os cuidados iniciais foram essenciais para garantir a sobrevivência das aves.
“Quando não é possível a reintrodução ao habitat natural, buscamos alternativas que respeitem sua dignidade e bem-estar”, explicou Aline Duarte, coordenadora técnica do Hospital Ayty.
Enquanto os irmãos seguem para um novo lar, um terceiro filhote, Vegas, permanece sob os cuidados do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). Vegas está em processo de reabilitação e será reintroduzido ao Pantanal assim que estiver apto a viver de forma independente em seu habitat natural.
Corujas
Filhote de coruja.
Reprodução
Também foram enviadas duas corujas da espécie jacurutu (Bubo virginianus) e uma coruja-preta (Strix huhula). Todos os animais foram devidamente anilhados para fins de controle e monitoramento. O transporte foi realizado em uma van equipada com sistema de controle de temperatura, garantindo as condições ideais para o bem-estar das aves durante o deslocamento.
A transferência dos filhotes faz parte de uma parceria entre o Imasul e o Zoológico de Itatiba, que acolhe animais impossibilitados de retornar à natureza. No novo ambiente, Alto e Pantanal terão acesso a cuidados especializados e instalações adaptadas às suas necessidades.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: