18 de janeiro de 2025

Para tudo acontece uma Química: veja como ela impacta no seu dia a dia

De hábitos cotidianos até o bem estar das pessoas e do meio ambiente, profissionais da Química exercem importante papel para a sociedade. Em 18 de junho é celebrado o Dia do Profissional da Química
Shutterstock
O que o alimento preparado em nossas casas, o sinal da internet que chega via fibra ótica e mesmo o transporte que utilizamos para nos deslocarmos de um lugar ao outro possuem em comum? Ao que parece, em tudo que fazemos acontece uma Química.
Até mesmo o uso popular da frase “rolou uma química” ou a expressão “borboletas no estômago”, usados para se referir às relações afetivas em seu estado inicial, da paixão, está correto: a beta-feniletilamina, conhecida como o “gatilho químico” da paixão, acelera o fluxo de informação entre neurônios e é uma das primeiras a aparecer no chamado amor à primeira vista.
O assunto, no entanto, vai longe, e está diretamente ligado ao desenvolvimento social e econômico do país. Mais do que uma disciplina estudada nas escolas e universidades, a Química possibilita a criação de novos materiais, produtos e processos que melhoram nossa qualidade de vida e que impulsionam a inovação.
Para se ter uma ideia, a indústria deste setor é conhecida como a “indústria das indústrias”, justamente por fornecer insumos básicos para muitos outros, como o setor automotivo, e também na fabricação de produtos de higiene e limpeza, e de cosméticos. A indústria farmacêutica e tecnológica também entra na lista de setores impactados pela Química.
Veja outras curiosidades sobre o assunto.
Está presente em nossas atividades diárias
Sabia que para fabricar celulares, computadores e a fibra ótica que leva o sinal de internet até sua casa, acontece uma Química?
Desde o momento em que acordamos e mesmo enquanto dormimos, ela está presente. E isso se estende por um dia inteiro: ao prepararmos um feijão, ou abrirmos uma champanhe ou acendermos uma lâmpada, acontece uma Química.
Outra interação onde ela se faz presente é na rotina de exercícios físicos. Profissionais da Química são responsáveis por estudar e desenvolver substâncias que influenciam a metabolização energética, a recuperação muscular e o equilíbrio eletrolítico.
Durante o exercício, reações bioquímicas fornecem energia, regulam o pH do sangue e reparam tecidos musculares danificados. É aí que entra o papel dos profissionais desse setor: eles são responsáveis por formular suplementos nutricionais, como proteínas, aminoácidos e vitaminas, especificamente para as necessidades de atletas e entusiastas fitness.
Além disso, garantem que os suplementos sejam seguros, eficazes e baseados em evidências científicas.
Ela é fundamental para futuros sustentáveis
Essencial para a preservação do meio ambiente, a Química atua através do desenvolvimento de tecnologias de tratamento de água e resíduos, e também na geração de energia limpa e renovável.
Na agricultura moderna, contribui para aumentar a produtividade e sustentabilidade dos cultivos, desenvolvendo fertilizantes, inseticidas e herbicidas. Aqui, os profissionais da área atuam na pesquisa e desenvolvimento de novos compostos que aumentam a eficiência e a produtividade agrícola, enquanto minimizam os impactos ambientais.
Eles analisam a composição química do solo e da água, desenvolvem métodos para a nutrição das plantas e trabalham na criação de soluções que controlam pragas e doenças de forma sustentável.
Ela não “faz mal”
Comumente as pessoas distorcem o papel da Química ou então criam mitos sobre sua ação. A ideia de que ela “faz mal”, por exemplo, se dá em grande parte pelo mau uso da linguagem científica na sociedade, que frequentemente assimila discursos que relacionam a Química aos termos “sintético” e “artificial”, dando a entender que uma substância química não é natural.
Na verdade, cada uma dessas expressões se refere a coisas diferentes, sendo que todas envolvem a Química, inclusive as substâncias naturais.
O conceito de natural, muito usado para valorizar a reputação de um produto, por vezes faz parecer que o produto possui essa qualidade por não conter química, ou que o material usado para produzi-lo foi extraído da natureza, sem sofrer intervenção humana e sem adição de produtos sintetizados em laboratório.
A verdade é que na própria natureza encontramos plantas tóxicas, ou seja, que são prejudiciais para o contato humano, o que coloca em xeque a ideia de um “natural sem química”. Produtos não são naturais por não conterem Química: tudo à nossa volta envolve Química porque tudo está em transformação.
O Dia do Profissional da Química
Neste 18 de junho é celebrado o Dia Nacional do Profissional da Química. A data não apenas homenageia esses profissionais, mas também ajuda a lembrar e orientar toda a sociedade sobre como a Química se faz presente no dia a dia.
O Conselho Federal de Química exerce importante papel nesse sentido. Dotado de personalidade jurídica de direito público, e com sede em Brasília (DF), o CFQ tem diretrizes que incluem, além da evidente valorização e promoção do estudo como vetor de desenvolvimento para o Brasil, o compromisso de ofertar à sociedade bons produtos e serviços dentro das possibilidades técnicas oferecidas pela Química na atualidade.
Nada mais justo que reconhecer e valorizar o trabalho dos engenheiros, técnicos, pesquisadores, professores, estudantes e todos aqueles que dedicam suas vidas ao avanço científico, à inovação e ao desenvolvimento sustentável.
Conhece um profissional da Química? Aproveite para se aproximar ainda mais desse estudo multidisciplinar que se manifesta em tudo.

Mais Notícias