Prefeitura proibiu a venda de bebidas alcoólicas e não alcoólicas em garrafas ou recipientes de vidro durante o evento. Trânsito na região central será afetado. IMAGEM DE ARQUIVO: 23ª Parada do Orgulho LGBT+ de Campinas
Jonatan Morel/EPTV
Campinas (SP) receberá a 24ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, a partir das 11h deste domingo (30) com o desfile trios elétricos e a concentração de pessoas pelas ruas da região central da cidade, principalmente no Largo do Rosário, além de shows. Veja abaixo a programação completa e os esquemas de trânsito e de segurança do evento.
✅ Receba as notícias do g1 Campinas no WhatsApp
Estima-se que 20 mil pessoas acompanhem os trios elétricos e assistam aos shows da programação.
O evento contará com quatro trios elétricos e um palco principal fixo no Largo do Rosário, com a presença de mais de 50 artistas, entre DJs, cantores, drags queens e outros, que vão desfilar pelas vias da região central da cidade, a partir das 11h, com previsão de se estender até as 22h.
Será instalada uma praça de alimentação na Praça Guilherme de Almeida, em frente ao Palácio da Justiça, e seis food trucks vão estar à disposição dos participantes na Rua General Osório, no trecho entre a Francisco Glicério e a Barão de Jaguara.
Onde ficará o posto de atendimento médico? Na Rua General Osório, ao lado do Palácio da Justiça.
Como será o percuso? O desfile começa na Avenida Francisco Glicério; e segue pelas pistas das avenidas Doutor Moraes Salles, Irmã Serafina, Anchieta e Benjamin Constant, retornando à Francisco Glicério e ao Largo do Rosário, onde serão realizados shows artísticos. A previsão é de que o evento se estenda até as 22h.
Veja algumas atrações que estarão da Parada:
Beka Milani
Fujimiro
Isa Couto
Girardi
Loboju
Rique Moraes
Italo Saturnino
Thaliya Petrovane
Trinny
Layanna Fashion
Viviane Vipper
Pretty Lupon
Alexandrite Moonsun
Caco Nunes
Melissa Brunelly
Gabrielle Leonne
Bruno Azevedo
Nanda Souza
Bruna gomes
Cae
Gui Future
Dee Monteiro
Moraees
Marcely
Kaim
Felipe Silva
Guilherme Lima
Jonathan Arraes (ministrando o Hino Nacional)
Trânsito
De acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), os cruzamentos da Avenida Doutor Campos Sales com a Rua José Paulino, e a Avenida Glicério com a Avenida Benjamin Constant, serão bloqueados a partir das 10h do domingo (30). Os agentes da Mobilidade Urbana vão acompanhar a evolução do desfile até o encerramento.
Para viabilizar o desfile, alguns cruzamentos do centro estarão bloqueados. Veja quais:
Avenida Francisco Glicério X Avenida Orosimbo Maia;
Rua Delphino Cintra X Avenida Orosimbo Maia;
Trecho da avenida Francisco Glicério, entre as vias General Osório e Dr. Campos Sales.
Ao longo do desfile dos trios elétricos, haverá interrupções momentâneas do trânsito em vias no entorno do Largo do Rosário. Após a passagem do público, vão estar liberadas.
Os desvios serão feitos dependendo do local onde o trio estará.
Enquanto as pessoas estiverem concentradas próximas ao cruzamento das Avenida Anchieta com a Avenida Doutor Thomas Alves, os veículos que estiverem no quadrante (nas avenidas Francisco Glicério, Doutor Moraes Sales, Anchieta e Benjamin Constant) serão orientados a seguir pela Rua Luzitana, no sentido à Rua Major Solon;
Quando eles estiverem próximos do do cruzamento da Anchieta com Thomas Alves, os motoristas que estiverem no quadrante serão orientados a prosseguir pela Rua Doutor Quirino, no sentido à Avenida Aquidabã.
Em situações de emergências médicas, ambulâncias poderão sair pelo contrafluxo até a Rua José Paulino.
Para quem anda de transporte público, a operação de 71 linhas que circulam na região serão impactadas. São elas: 114; 115; 117; 131; 133; 135; 154; 161; 173; 190; 191; 192; 197; 212; 230; 240; 244; 249; 253; 255; 264; 265; 271; 310; 313; 316; 317; 318; 331; 332; 342; 345; 346; 348; 351; 352; 353; 355; 356; 357; 359; 360; 361; 362; 364; 367; 368; 369; 371; 375; 380; 381; 382; 383; 385; 386; 391; 395; 397; 398; 403; 408; 409; 410; 413; 416; 604 e as linhas do BRT 10; 11; 20 e 21.
Segurança
Equipes da Guarda Municipal (GM) de Campinas farão patrulhamento à pé, circulando em meio ao público do evento, além de viaturas e motocicletas, que ficarão nas laterais e nos entornos das vias em que há concentração de público e também nas imediações de terminais e corredores de ônibus.
A operação da GM começará às 10h, perdurará até a dispersão do público, terminando após a limpeza do local. Para mais, o trajeto dos trios elétricos será acompanhado pelas câmeras de monitoramento da Guarda.
De acordo do Diário Oficial, publicado nesta sexta-feira (28), é proibida a venda de bebidas alcoólicas ou não alcoólicas em garrafas ou recipientes de vidro por estabelecimentos comerciais e por vendedores ambulantes. Ele também veda a utilização de instrumentos musicais e aparelhos sonoros (como caixas de som) em um raio de 2km do evento
Dicas de segurança
Para garantir a própria segurança durante a passeata e os shows, e conseguir curtir o evento em paz, a GM orienta:
Manter o celular guardado em um bolso fechado com zíper para evitar roubos e furtos;
Não usar o aparelho no meio da multidão. Se tiver que fazê-lo, procure um lugar mais protegido, de preferência próximo de uma das equipe da GM;
Fique atento ao seu redor;
Estar sempre em companhia de uma pessoa de confiança;
Anote o IMEI do aparelho em um local seguro. Este número será necessário para o bloqueio e a localização do celular caso o telefone seja furtado;
Em caso de furto e roubo, registrar o boletim de ocorrência de forma on-line;
Evitar o uso de correntes, relógios e outros objetos de valor;
Se for comprar produtos de ambulantes, procurar os vendedores cadastrados pela Setec e identificados com o colete da autarquia. Evite os clandestinos;
Para não cair em golpes, quando for passar o cartão, prestar atenção no visor da máquina para conferir o valor;
Assim que o evento encerrar, deixar o local o mais rápido possível para evitar tumulto.
Programação 🏳🌈
24ª Parada do Orgulho LGBT de Campinas
Data: domingo, 30 de junho, a partir das 11h
Local: Praça Guilherme Almeida (Praça do Fórum)
IMAGEM DE ARQUIVO: participantes da Parada LGBT de Campinas
Daniel Mafra/EPTV
Entenda o porquê da data
Desde 1969, no mês de junho, as cores vibrantes do arco-íris tomam conta, em uma demonstração de cidadania, direitos e relevância para a comunidade LGBT, e como um protesto firme contra a discriminação vivida por essas pessoas.
A escolha desse período não foi por acaso: remete a um ato de resistência que aconteceu na cidade de Nova York, quando frequentadores LGBT enfrentaram a brutalidade policial e se mantiveram unidos no bar “Stonewall Inn” por diversos dias. Com o apoio de outros membros da comunidade que se reuniam do lado de fora, o dia 28 de junho se tornou um marco, simbolizando a conquista da liberdade para os gays, lésbicas, e demais grupos LGBTQIA+. Este dia é celebrado como o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA, destacando a importância da diversidade e da luta por direitos iguais.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas