Suspeito preso era responsável pelo aluguel fraudulento de automóveis de locadoras para posteriormente repassá-los à organização criminosa, informou a polícia. Operação das Polícias Civis do Pará e Rio de Janeiro prende suspeito de cometer série de crimes.
Divulgação/PC
Uma ação coordenada das Polícias Civis do Pará e do Rio de Janeiro prendeu nesta sexta-feira (22) um homem suspeito de participar de uma série de atividades criminosas envolvendo automóveis. A operação ocorreu no estado carioca.
O foco das investigações era uma associação criminosa especializada no furto de veículos para revenda ilegal. Felipe dos Santos Castro é investigado pelos crimes de furto qualificado, estelionato, associação criminosa e corrupção de menores.
Segundo a polícia, Felipe Castro era responsável pelo aluguel fraudulento de automóveis de locadoras para posteriormente repassá-los à organização criminosa. O g1 tenta contato com a defesa do preso.
O suspeito foi para o Rio de Janeiro há 5 meses, após ter a prisão decretada pela justiça paraense. Ao chegar no Rio de Janeiro, foi morar em Campo Grande, passando a trabalhar como vendedor em uma loja de veículos.
Os carros alugados neste esquema, conhecidos popularmente como “pipoca”, eram revendidos, e entravam novamente no mercado de forma ilegal.
“A associação criminosa se utilizava de fraude para alugar veículos na cidade de Belém e Ananindeua. Depois o grupo revendia ou penhorava os automóveis para terceiros, ocasionando grave prejuízo às vítimas”, explicou o delegado Cláudio Galeno.
O delegado também afirmou que o preso selecionava as empresas em que alugaria os veículos e arranjava os documentos para realização dos alugueis para, depois, repassar os carros e receber parte dos lucros com a venda e penhora.
“Esta operação é parte de um esforço contínuo das forças de segurança para desmantelar organizações criminosas que operam dentro e fora do Pará”, ressaltou o delegado-geral da PCPA, Walter Resende.
A operação foi conduzida pela delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DRFRVA/DRCO) do Pará, com colaboração estratégica da Delegacia de Repressão a Facções Criminosas e da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA