Registros históricos do órgão iniciaram há 27 anos. Previsão é que outubro tenha mais chuvas – e também tempestades. Paraná teve setembro mais quente da história em pelo menos oito cidades, diz Simepar
José Fernando Ogura/AEN
O Paraná teve, em 2024, o mês de setembro mais quente da história em pelo menos oito cidades, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Veja a lista mais abaixo.
Outro destaque foi a quantidade de chuvas abaixo da média, diz o órgão – que ressalta que, para outubro, a previsão é a maior ocorrência de chuvas e, também, de tempestades.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
“Ao longo do mês de setembro, nós tivemos várias ocorrências de tempestades, de frentes frias, de chuvas no estado do Paraná. Mas, mesmo assim, houve déficit de chuva na maior parte das regiões paranaenses. No Sudoeste, por exemplo, esse déficit de chuva ficou perto de 60 mm. Nas demais regiões, no geral, variou em torno de 20 mm a 40 mm de anomalia negativa”, explica o meteorologista Samuel Braun.
Em relação às temperaturas, ele destaca que a média do mês de setembro ficou em torno de 2ºC a 3ºC acima dos patamares históricos, que começaram a ser registrados em 1997.
Veja, abaixo, em quais estações meteorológicas o Simepar registrou recorde de calor para o mês de setembro em 2024:
Temperaturas médias do mês de setembro
Segundo o Simepar, a maior temperatura do mês ocorreu em Capanema, com 41,1°C no dia 25 de setembro.
“Apesar do destaque terem sido as altas temperaturas, tivemos também alguns dias com frio no estado. O menor valor foi em General Carneiro, com 1,8°C no dia 2 de setembro”, destaca.
Anomalia de temperatura média (°C) – Setembro/2024
Simepar
Leia também:
Luto: Quem eram pai, mãe e filho que morreram em acidente na PR-340
Furto: Suspeitos invadem loja de bebês reborn em Curitiba e levam R$ 55 mil em bonecas
Amor em quatro patas: Vigilante adota cachorro que há meses esperava por dono que morreu em hospital de Maringá
O que esperar de outubro
De acordo com o meteorologista Samuel Braun, a tendência para outubro de 2024 é de que aconteçam chuvas mais frequentes ao longo do mês. Com relação às temperaturas, o especialista prevê que os valores ainda fiquem um pouco acima da média histórica.
“Inclusive é uma situação bastante natural. À medida que esquenta, há disponibilidade de umidade, e nós temos a formação de áreas de chuva. Inclusive, o mês de outubro é caracterizado pela ocorrência de tempestades”, ressalta.
Ele também afirma que os níveis de precipitação devem ficar próximos à média histórica na maior parte do estado.
“Há possibilidade para a região de Curitiba e litoral de que chova um pouco acima da média, e na região oeste e noroeste, possivelmente, a chuva fique um pouco abaixo da média. Mas é sempre bom salientar que outubro é um mês onde, normalmente, a chuva é mais expressiva”, destaca.
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Leia mais notícias em g1 Paraná