Fechamento é temporário, segundo a Fundação Florestal, e entrou em vigor neste domingo (1º). Ele seguirá até o dia 12 de setembro, podendo ser revisado conforme as condições climáticas e os riscos associados. Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí
Reprodução/TV Vanguarda
O governo de São Paulo, através da Fundação Florestal, anunciou neste domingo (1º) o fechamento emergencial de 80 unidades de conservação e parques. Entre elas, estão sete unidades no Vale do Paraíba e região. Veja a lista:
Estação Experimental Pedra do Baú;
Parque Estadual Campos do Jordão;
Parque Estadual Mananciais de Campos do Jordão ;
Parque Estadual Serra do Mar núcleo Cunha;
Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Santa Virgínia (São Luiz do Paraitinga, Natividade da Serra e Ubatuba);
Monumento Natural Mantiqueira (Cruzeiro e Piquete);
Monumento Natural Pedra Grande (Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista).
A decisão foi tomada em resposta ao crescente risco de incêndios florestais, que coloca em perigo tanto os visitantes quanto as áreas de preservação.
O fechamento, segundo a Fundação Florestal, entra em vigor imediatamente e seguirá até o dia 12 de setembro, podendo ser revisado conforme as condições climáticas e os riscos associados.
“Durante este período, as equipes da Fundação Florestal ficarão focadas em ações de prevenção, no monitoramento territorial e no combate aos incêndios, além de prestar apoio às comunidades vizinhas”, disse um comunicado do órgão.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região