7 de janeiro de 2025

‘Parto surpresa’: adolescente procura unidade de saúde com dores abdominais e dá à luz um menino em Salvador

Caso aconteceu nesta segunda-feira (11), na Unidade de Pronto Atendimento do bairro de Brotas. Mãe havia negado possibilidade de estar grávida. Bebê nasceu com mais de 3 kg, na UPA de Brotas, em Salvador
Divulgação
Uma adolescente de 16 anos foi surpreendida — e surpreendeu a equipe médica de uma unidade de saúde — ao procurar atendimento por dores abdominais e descobrir uma gravidez avançada. A jovem deu à luz a um menino nesta segunda-feira (11), em Salvador.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
O caso aconteceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro de Brotas.
De acordo com a assessoria de comunicação da UPA, que nomeou o caso de “parto surpresa”, a paciente relatou que sentia constipação e dor intensa do lado esquerdo há dois dias.
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro de Brotas, em Salvador
Divulgação
A equipe clínica, então, avaliou a jovem, solicitou raio-x e exames laboratoriais. Conforme relatado pela enfermeira Luciene Passos, a paciente havia negado a possibilidade de gravidez.
Diante disso, ela foi encaminhada para a sala de medicação, mas os profissionais de saúde identificaram a evolução no quadro da jovem, com protusão em regime vaginal e rompimento da bolsa amniótica. Nesse momento, a equipe médica foi acionada.
“O parto foi realizado na sala de medicação, sem intercorrências. Para mim, foi muito gratificante, foi uma emoção muito grande estar com toda a equipe da UPA de Brotas. Fiquei muito emocionada hoje”, destacou a enfermeira.
LEIA MAIS
Mulher dá à luz dentro de carro às margens de rodovia na Bahia
Bebê nasce em cima de carroça na Bahia; mãe entrou em trabalho de parto a caminho de hospital
Mais de 1,3 mil adolescentes menores de 14 anos se tornaram mães na Bahia em 2022, aponta SEI
Além de Luciene, a equipe foi composta pelos médicos Roberta Veiga, Juliana Andrade e Gabriel Costa, pelas técnicas de enfermagem Damiana Pinto, Ivana Batista, Judice Vale e Ivany Borges e pelas médicas pediatras Caroline Schons, Fernanda Ataíde e Luana Couto.
O bebê do sexo masculino nasceu com 3,175 kg e 51 centímetros. Após cuidados iniciais à criança e à mãe, uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionada para encaminhar a paciente ao Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba).
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Mais Notícias