As 28 fábricas de chocolate de Gramado, na Serra Gaúcha, produziram 650 toneladas de chocolate, quase 10% a mais do que no ano passado. Gramado (RS) já vive clima de Páscoa
Oficialmente a Páscoa é no dia 31 de março, mas a data já chegou em Gramado, na Serra Gaúcha. E a produção de chocolate foi ampliada na cidade.
Na capital do chocolate artesanal, é difícil resistir.
“Variedades, os formatos, é tudo muito incrível, lá atrás tem um coelho gigante de chocolate, eu nunca vi isso na minha vida!”, afirmou a estudante Nicole Rhenius.
As 28 fábricas de chocolate de Gramado produziram 650 toneladas de doce, quase 10% a mais do que no ano passado. E parte disso também vai para outros estados.
“Esperando ver se dá uma esfriadinha agora nos próximos dias, que ajuda mais ainda. A gente estima que só o setor de chocolate em Gramado emprega mais ou menos 3 mil pessoas. Gramado tem 40 mil habitantes. Então movimenta a economia de toda região”, disse Augusto Luz, Diretor de fábrica de chocolate.
Em uma fábrica, o trabalho é cuidadoso e os chocolates, decorados um a um.
“Bem artesanal mesmo o nosso trabalho na pintura, é bastante coisas manuais na pintura, e é bem legal mesmo”, pontou Jéssica Leticia Arrial, Auxiliar de produção.
Além do produto para saborear, muita coisa em Gramado lembra chocolate. E os turistas podem viver experiências sensoriais como a de dormir em um quarto onde o gesso do teto e os móveis foram esculpidos a mão para dar essa sensação que está tudo derretendo. Tem cheirinho doce no ar e dá até para dormir abraçado numa almofada com formato de bombom.
“Quando a pessoa abre os olhos ela já pensa, olha só, que coisa diferente, que incrível eu estar aqui”, destacou a sócia-proprietária do hotel, Daniela Galassini.
Os hotéis de Gramado estão movimentados e devem alcançar 80% de ocupação nos próximos dias.
“A gente vem por eles, mas a gente se realiza também, porque as vezes a gente não teve essa oportunidade, justamente a memória afetiva, é muito bom”, afirmou a administradora de empresas, Luciana Brandt.
E que tal uma sessão de chocolaterapia para deixar a pele mais bonita?
“Bem refrescante, cheirinho maravilhoso, dá vontade de comer”, brincou a atendente Adriana Moura.
“A gente utiliza como base a manteiga de cacau. Dá a super hidratação para nossa pele, sem contar os benefícios do cacau que estimula serotonina, felicidade e bom humor”, falou Ana Maria Cepeda, fisioterapeuta
A criançada também pode botar a mão na massa e fazer os próprios ovos de Páscoa. Uma experiência divertida pra Maitê, de quatro anos, que veio da Argentina com os pais.
“Muito lindo, tudo muito bonito”, ressaltou o técnico de informática, pai da Maitê, Matias Gauto Réyes.
“Ele esta amando, amando tudo. Ele já chegou dizendo que quer vir todo ano. Perguntando se a Páscoa podia ser aqui.Muito bom. Muito bom sentir isso”, contou a mãe do garoto Otto.