16 de novembro de 2024

Passa Tempo recebe o 1º Encontro de Sanfoneiros Geraldo Gajó

A iniciativa, que tem entrada gratuita e é aberta ao público, acontecerá na Casa de Cultura, localizada na região central do município. Evento será a partir de 19h, na Casa de Cultura em Passa Tempo
Adriano Reis/Divulgação
Neste sábado (24), às 19h, Passa Tempo será palco do 1º “Encontro de Sanfoneiros Geraldo Gajó”, um evento que visa celebrar e valorizar a tradição sanfoneira da cidade. A iniciativa, que tem entrada gratuita e é aberta ao público, acontecerá na Casa de Cultura, na região central do município.
Mais de 10 sanfoneiros já confirmaram presença, incluindo um garoto de apenas nove anos, que, inspirado pela família, já domina o instrumento.
🔔Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Onze sanfoneiros, entre eles, Geovane Baltazar (que aparece na foto) confirmaram presença no 1º “Encontro de Sanfoneiros Geraldo Gajó”
Adriano Reis/Divulgação
O idealizador Adriano Reis explicou que a ideia do evento surgiu após o roubo de uma sanfona de um morador, considerada uma relíquia familiar.
“O acontecimento com o senhor Ivan, que tem a sanfona há mais de 80 anos e de repente teve o instrumento roubado, me despertou um sentimento de que algo deveria ser feito para promover a união entre os sanfoneiros locais. Queremos mostrar que nossa cultura em torno desse instrumento permanece viva e forte”, destacou Adriano.
Aureliano Gajó, organizador do encontro e filho do sanfoneiro homenageado, Geraldo Gajó, enfatizou que será uma noite de música e confraternização, com a execução dos melhores clássicos.
“Os participantes terão a oportunidade de compartilhar histórias e memórias sobre esse instrumento tão presente em nossa cidade. Além disso, será uma ocasião especial para homenagear meu pai, que foi uma figura central nas festas da cidade, sempre com a sanfona nos braços. Ele foi um grande incentivador da cultura sanfoneira em Passa Tempo. Tinha um verdadeiro dom de tocar sanfona e por isso, sempre tocava em casamentos, festas, nos forrós, na Folia de Reis e no Congado”, contou Aureliano.
Sanfoneiro Geraldo Gajó de Passa Tempo
Aureliano Gajó/Divulgação
📲 Siga as redes sociais do g1 Centro-Oeste MG: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Centro-Oeste MG
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

Mais Notícias