19 de setembro de 2024

Passarinhada explora cachoeiras e trilhas da Serra da Mantiqueira neste sábado

Primeira edição do “Vem Passarinhar Parque Mata Comprida” ocorrerá em Campos do Jordão (SP), com inscrições gratuitas. Saíra-lagarta encanta pela combinação de cores
Vitor Bernardes Valentini
Campos do Jordão (SP) é um verdadeiro paraíso quando o assunto é a observação da vida silvestre. Para qualquer lugar que se olhe, mesmo dentro da cidade, é possível um contato especial com a natureza e com espécies de animais e plantas exclusivas da altitude.
Pensando em valorizar esse contato, o município tem recebido atividades que estimulam a prática, organizados por pessoas que querem compartilhar a paixão, o conhecimento e a necessidade da conscientização ambiental.
Um desses encontros será realizado no próximo sábado (9), de forma gratuita. O primeiro Vem Passarinhar Parque Mata Comprida, quer reunir observadores de aves experientes e iniciantes para explorar 2 km de trilhas entre cachoeiras e a floresta de araucárias.
A saída está prevista para às 6h na sede do parque. A programação prevê ainda uma oficina de comedouros de madeira, às 11h.
Para participar é preciso se inscrever previamente pelo link. O grupo de observadores de aves que promove o evento traz a experiência de outros trabalhos semelhantes realizados na região de Pindamonhangaba (SP).
Beija-flor-rubi é um dos favoritos para os cliques dos observadores
Vitor Bernardes Valentini
Dentre as espécies que podem ser observadas nesta região, estão o piolhinho-serrano (Phyllomyias griseocapilla), a saíra-lagarta (Tangara desmaresti), o beija-flor-preto (Florisuga fusca), o beija-flor-rubi (Heliodoxa rubricauda) e o limpa-folha-de-testa-baia (Dendroma rufa).
“O lugar tem também um excelente mirante para ver as aves de rapina”, comenta Vitor Bernardes Valentini, um dos organizadores do evento. Segundo ele, cada vez mais propriedades rurais, hotéis e pousadas têm percebido o potencial turístico da observação de aves no Brasil.
Limpa-folha-de-testa-baia habita barrancos e ocos de árvores dentro da mata
Vitor Bernardes Valentini
“Ações como essa não só estimulam a prática de atividades que contribuem para a melhora da saúde, do bem-estar, mas também colaboram com a preservação do meio ambiente de forma indireta, pois as aves funcionam como pontes que interligam as pessoas com o meio ambiente”, afirma Vitor.
Para Fernando Beraldo, que também atua no grupo, ações como essa são oportunidades para despertar o interesse de crianças e jovens pela natureza.
“Eles têm um senso curioso mais aguçado, muitas vezes podem despertar um amor pela profissão ligada à ciência, conhecer para preservar é a chave do processo”, afirma. “A gente não pode preservar algo que a gente não conhece. A gente só preserva aquilo que a gente ama e a gente só ama aquilo que nos é ensinado”, complementa Vitor.
Apesar de comum, poucas pessoas sabem que o beija-flor-preto canta em frequência ultrassônica
Vitor Bernardes Valentini
Serviço
1º Vem Passarinhar Parque Mata Comprida
Data: neste sábado, 9 de março
Local: Parque Mata Comprida
Endereço: Rua Vale das Araucária, 35 – Jardim Panorama, Campos do Jordão (SP)
Inscrições: o evento é gratuito, mas é preciso se inscrever antes pelo link
Telefone: (12) 99174-7003
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente

Mais Notícias