27 de janeiro de 2025

Passos já tem 20% de todos os casos suspeitos de dengue em 2025 no Sul de Minas, aponta secretaria


Só em Passos, já são 119 casos prováveis da doença em 2025. No ano passado, a cidade registrou 10 mortes e quase 18 mil casos da doença. Passos já tem 119 casos suspeitos de dengue neste ano; situação preocupa autoridades
Passos (MG) já tem 20% de todos os casos suspeitos de dengue no Sul de Minas em 2025. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, todas as quatro regionais de saúde da região têm juntas 596 casos suspeitos da doença.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Só em Passos, já são 119 casos prováveis da doença em 2025. No ano passado, a cidade registrou 10 mortes e quase 18 mil casos da doença.
Os dados de Passos, por enquanto, são muito discrepantes em relação às outras maiores cidades do Sul de Minas. Em Pouso Alegre, por exemplo, são 20 casos suspeitos. Já em Varginha são cinco casos suspeitos e em Poços de Caldas, são quatro casos.
Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue
Reprodução/TV Gazeta
Em nota, a Prefeitura de Passos informou que as ações de controle e combate contarão com drones, além de instalações de armadilhas. Elas serão distribuídas em todos os prédios públicos do município e também em locais de grande movimento, como por exemplo, a rodoviária da cidade.
Além disso, serão realizadas ações de controle e de combate em áreas que são consideradas endêmicas com as visitas dos profissionais de saúde nas casas das pessoas, batendo de porta em porta.
Ainda segundo a Prefeitura de Passos, o número de casos prováveis de dengue notificados nas primeiras quatro semanas epidemiológicas de 2024 em Passos foi de 907 casos. Já no mesmo período de 2025, foram registrados 174 casos prováveis, representando uma redução significativa no número de ocorrências.
Já a regional de Saúde de Passos informou em nota que a secretaria recebeu veículos que possuem um sistema de combate ao mosquito da dengue, que serão usados em cidades com maiores índices da doença.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Mais Notícias