Alexandre Henderson e Dani Dias rodaram o estado atrás de experiências únicas. Expedição Rio: Conheça o pastel de polvo e o doce de ET
O Expedição Rio deste sábado (15) rodou o estado atrás de delícias. Veja como degustar também!
Pastel de polvo do Quilombo Cafundá Astrogilda
Onde fica: Restaurante Tá na boa, Rua Luiz Borracha 722, Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
No fogão a lenha é preparado o (generoso) recheio do pastel. O polvo vai com cenoura, cebola, alho-poró e alfavaca.
Recheio do pastel de polvo
Reprodução/TV Globo
Doce de ET da Serra da Beleza
Onde fica: Restaurante Beleza da Serra, acesso pela RJ-137 (Rodovia Irmãos Freitas) na altura do nº 10512, a 12 km do Centro de Conservatória.
A Serra da Beleza é um ponto bastante frequentado por ufólogos em Valença. Dizem que extraterrestres e suas espaçonaves são frequentemente avistados por lá — e o restaurante Beleza da Serra, no alto de uma estradinha que sai da RJ-137, cede o espaço para encontros.
Dos mamoeiros plantados naquelas terras vem o ingrediente do “Doce de ET”: verde, como manda o figurino.
Doce de Mamão (ou de ET) da Serra da Beleza
Reprodução/TV Globo
Queijos campeões do mundo de Valença
Onde ficam: Du’Vale Queijos, acesso pela RJ-145 (Rodovia Benjamin Lelpo), na altura do nº 7.852, a 9 km do Centro de Valença; e Capril do Lago, acesso pela Estrada Valença-Barra do Piraí (paralela à RJ-145), a 5 km do Centro de Valença.
O Vale do Café agora tem sua Rota do Queijo. Valença está localizada em uma das maiores bacias leiteiras fluminenses, e fazendas se uniram para preservar a cultura, estimular a economia e reconhecer a qualidade da produção queijeira do município.
A Du’Vale é uma das participantes, cujo queijo possui certificações nacionais e internacionais, e o local abriga a primeira caverna subterrânea do Brasil para maturação.
Já o Capril do Lago ficou em 7° lugar geral na “Copa do Mundo” do queijo, com 107 pontos de um total de 120. Os discos são produzidos com leite cru de cabra Saanen e de vaca Tricrox e curados com mais de 30 dias.
Cave de queijos da Du’Vale
Reprodução/TV Globo
Arroz-anã de Cantagalo
Onde fica: Restaurante Venda Antiga de Porto Marinho. Acesso pela RJ-158, a 50 km do Centro de Cantagalo e a 60 km do entroncamento da BR-116 em Além Paraíba.
Não se sabe a origem do cereal, mas o arroz-anã é cultivado há décadas em Porto Marinho, situada no distrito de São Sebastião do Paraíba, em Cantagalo. Leva esse nome porque o pé cresce bem menos. Um arrozeiro comum bate na altura da cintura; o anã mal chega na canela.
O arroz-anã de Porto Marinho tem formato semelhante ao arroz japonês, mas apresenta grãos ligeiramente menores. O produto é adaptável a receitas doces e salgadas e tem potencial para usos funcionais como em farinha de arroz sem glúten, por exemplo.
Sua consistência e seu sabor são únicos, o que tem atraído chefes renomados, inclusive do exterior, para conhecer o produto.
Arroz-anã de Porto Marinha
Reprodução/TV Globo
Jantar Polonês com observação do céu
Onde fica: Gospoda Hospedagem e Eventos, acesso pela RJ-146, a 13 km do Centro de Santa Maria Madalena.
O sítio Gospoda oferece uma viagem à Polônia e ao espaço sideral. Primeiro, um jantar passeia por pratos típicos poloneses. Depois, espreguiçadeiras e telescópios ficam à disposição para apreciação das estrelas — desde que o céu esteja limpo.
Jantar polonês em Santa Maria Madalena
Reprodução/TV Globo
Torre de Hambúrguer no Espeto da Baixada Fluminense
Onde fica: Abecassis. Rua Camerino 9, Jardim Sumaré, São João de Meriti, ou Avenida Henrique Valadares 601, Duque de Caxias.
Quem se amarra em amassar um podrão não pode perder o desafio do Abecassis: a Torre de Hambúrguer no Espeto. É um porta-aviões com 35 carnes e 46 cm de altura que só fica de pé porque vem num espeto de churrasco.
Ainda tem opções de dogões com tudo o que tem direito por cima.
Torre de Hambúrguer no Espeto da Baixada Fluminense
Torre de Hambúrguer do Abecassis
Reprodução/TV Globo
Alexandre Henderson após amassar (parte de) uma torre de hambúrguer
Reprodução/TV Globo