28 de setembro de 2024

Paulo Piau quer criar ‘postão’ de saúde para controlar fila eletrônica, concluir Barragem da Prainha e retomar revitalização do Centro em Uberaba

Candidato do PSDB à Prefeitura de Uberaba foi o sexto a participar da série de entrevistas do MG1. MG1 entrevista Paulo Piau, candidato à Prefeitura de Uberaba
O candidato à Prefeitura de Uberaba pelo PSDB, Paulo Piau, disse neste sábado (28), ao MG1, que pretende criar um posto de saúde central, chamado “postão” para resolver o problema da fila eletrônica da saúde na cidade.
“A nossa proposta é fazer o postão. É uma proposta que a gente está colocando. Um “Postão” aqui no centro da cidade, perto da farmácia central, perto do transporte público, que vai ter, evidentemente, consulta com especialistas e exames laboratoriais, incluindo imagens”, disse.
O candidato disse ainda que, se eleito, oferecer escola em tempo integral e inclusiva. Veja abaixo alguns assuntos abordados pelo candidato.
🔔 Acompanhe as notícias das eleições no Triângulo
📲 Receba no WhatsApp notícias do Triângulo e região
✅ Quem são os candidatos a prefeito e a vereador nas cidades da região
Piau foi o sexto e último candidato a participar de uma série de entrevistas do MG1 com os postulantes ao Executivo de Uberaba.
A ordem das entrevistas foi definida em sorteio em acordo com representantes de todos os candidatos.
De 23 a 28 de setembro, a apresentadora do MG1, Ticianna Mujalli, entrevista no estúdio da TV Integração os candidatos na seguinte ordem:
segunda-feira (23): Anderson Adauto (PV)
terça-feira (24): Samir Cecílio (PL)
quarta-feira (25): Tony Carlos (MDB)
quinta-feira (26): Adriano Espíndola (PSTU)
sexta-feira (27): Elisa Araújo (PSD)
sábado (28): Paulo Piau (PSDB)
A ordem das entrevistas foi definida em sorteio em acordo com representantes de todos os candidatos.
O MG1 começa às 11h45, e durante 15 minutos os candidatos poderão responder perguntas e apresentar as propostas de seus planos de governo sobre temas importantes.
As entrevistas ficarão disponíveis na íntegra no Globoplay.
MG1 entrevista Paulo Piau, candidato à Prefeitura de Uberaba
Aleks Oliveira/TV Integração
Saúde
Uma das propostas do candidato é fazer o “postão” na área central que vai oferecer consultas com especialistas e exames laboratoriais para tentar diminuir a fila eletrônica.
“Se a fila eletrônica hoje está desumana, o que nós temos que fazer para que ela realmente seja humana? A nossa proposta é fazer o postão. É uma proposta que a gente está colocando. Um “Postão” aqui no centro da cidade, perto da farmácia central, perto do transporte público, que vai ter, evidentemente, consulta com especialistas e exames laboratoriais, incluindo imagens. E, claro, a telemedicina também é um componente importante para que nós possamos amenizar esse sofrimento das pessoas com relação à fila eletrônica. Então, a saúde básica, evidentemente, PSF, a questão dos postinhos, atendimento, isso é super importante, problema de vacinação. Mas, eu diria assim, essa proposta do Postão, para mim, é o ponto central para a gente diminuir o sofrimento das pessoas”.
Educação
Paulo Piau afirmou que, se eleito, vai aumentar a oferta de escola integral e inclusiva para crianças de 0 a 6 anos.
“Nós temos que prover escola integral e escola inclusiva para os nossos meninos. A nossa proposta é colocar todos os meninos de 0 a 5 anos em escola integral. Eu vi o debate de Belo Horizonte e estão debatendo de 0 a 6. Responsavelmente, nós estamos colocando de 0 a 5. E claro, prover professor de apoio para cuidar dos meninos que tenham algum transtorno”.
Turismo
De acordo com Paulo Piau, o Geoparque é fundamental para criar emprego e renda.
“Uberaba tem um grande potencial turístico. O professor Luiz Carlos Borges, que tinha o projeto do Geoparque desde 2009, nós o chamamos, demos concretude à sua ideia, ou seja, transformou em projeto. E nós implantamos os geossítios de Uberaba, Santa Rita e os sítios históricos Chico Xavier e também lá do Parque Fernando Costa. Para mim, é um dos grandes projetos que o Uberaba tem para gerar emprego, renda para a nossa comunidade. O projeto tem que ser tratado com todo carinho”.
Revitalização do Centro da cidade
O candidato a prefeito afirmou que pretende desarquivar um projeto criado em 2020 para fazer a revitalização do Centro.
“Em 2020, nós fizemos um projeto discutido com a sociedade, aliás, não discutido, até com a aprovação do Observatório Urbano. Esse projeto se chama ‘Reviva Centro’, foi entregue à Câmara Municipal e está arquivado na Câmara Municipal. Contempla todos os aspectos populacionais, o aspecto de trazer equipamentos públicos para o centro de Uberaba, para ter movimentação de gente e habitação popular. E nós não temos que inventar muitas coisas. É desarquivar o projeto Reviva Centro, incluir ali parceria público-privada, que é o que o São Paulo está fazendo e podemos fazer aqui também, para que a gente tenha o centro movimentado, revitalizado, porque todo turista que chega em uma cidade quer conhecer o centro da cidade e é possível e nós temos compromisso com isso”.
Abastecimento
O candidato reconheceu que Uberaba precisa de fontes alternativas para abastecimento e disse que, uma das soluções, além dos poços artesianos, é concluir a Barragem da Prainha.
“Evidentemente que precisa de novas fontes alternativas. A Barragem da Prainha foi concebida para armazenar água para a gente não estar passando o que estamos passando hoje. De curto prazo, como o projeto Rio Grande já vai lá para quatro, cinco ou seis anos para a água chegar aqui, então nós não temos outra alternativa: ou que seja perfurar poços artesianos e evidentemente terminar a Barragem da Prainha. Porque o Rio Uberaba será um contribuinte de água para o Uberaba no resto da existência do Rio Uberaba. Então a Prainha vale para hoje, vale enquanto existir o Rio Uberaba. E tem mais represas previstas para o Rio Uberaba.
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram e Facebook
Veja a agenda dos candidatos em Uberaba

Mais Notícias