19 de setembro de 2024

Peça ‘Palhaços’ ganha nova montagem em São Paulo; espetáculo estreia neste sábado

A reformulação tem direção de Léo Stefanini. Peça estreia neste sábado (9).
Divulgação/Ronaldo Gutierrez
A peça ‘Palhaços’ ganhou uma nova montagem em São Paulo. Espetáculo entra em cartaz no Teatro Opus Frei Caneca, a partir deste sábado (9).
O encontro de Careta com o vendedor de sapatos Benvindo no camarim de um teatro é o ponto de partida do texto de ‘Palhaços’. A reformulação tem direção de Léo Stefanini.
José Rubens Chachá interpreta o papel principal e é acompanhado por Caio Paduan, que dá vida ao convidado intruso. Em cena é possível ver um jogo de provocações entre os dois personagens que resulta em reflexões e questionamentos sobre a vida dos dois personagens.
“O texto expõe e coloca o dedo na ferida numa questão endêmica num país onde a arte e os artistas não são realmente valorizados. Guerreiros da arte em busca de poder seguir trabalhando com seu sonho, ou ofício, pois ambos são a mesma coisa. Essa questão toca diretamente na minha vida nos últimos quase 20 anos de carreira. Seguir lutando para conseguir permanecer na carreira com dedicação e vocação. Antes do crescimento, o artista busca a permanência, que já é muita coisa. Eu sigo buscando permanecer”, diz Caio Paduan.
O autor Timochenko Wehbi, nascido em Presidente Prudente, é conhecido por dar densidade às suas personagens e abordar temas como a solidão e as memórias.
Um exercício que faz também o ator José Rubens Chachá, que completa 50 anos de carreira. Ele vê paralelos entre a sua vida de artista e a do personagem que interpreta.
“O texto revela a minha própria situação enquanto artista, que chega a esse determinado ponto de vida e não tem ainda segurança financeira, estabilidade emocional e econômica. Com 50 anos de carreira já teria uma estabilidade em qualquer outra profissão, não na artística, em que continuamos lutando até não sei quando. O espetáculo é como a vida: você chora, se emociona, tem sua parte do ódio e da alegria”, afirma.
A primeira vez que a peça estreou foi em 1970. O diretor Léo Stefanini diz que sonhava em fazer a nova montagem há bastante tempo.
“A peça passeia por diversas emoções, diverte, comove, assusta e diverte de novo. E a nossa concepção busca justamente mostrar todas estas facetas. Estamos com dificuldade até para classificar o gênero. É cômico, dramático e trágico ao mesmo tempo”, afirmou.
Serviço
“Palhaços” – Teatro Opus Frei Caneca: R. Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo (Shopping Frei Caneca)
de 09 de março a 27 de abril
Sex. às 20h Sáb. às 18h e dom. às 17h
Ingressos a partir de R$40

Mais Notícias