27 de dezembro de 2024

Pedágio mais caro do Brasil sofre reajuste; VEJA

Valores foram divulgados pela Ecovias, que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), após autorização da Agência Reguladora de Transportes de São Paulo (Artesp). Pedágio no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) será reajustado a partir de segunda-feira (1º)
Silvio Luiz/A Tribuna Jornal
O pedágio mais caro do Brasil, no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), será reajustado a partir de segunda-feira (1º). O valor, antes em R$ 35,30, passará para R$ 36,80 – para veículos de dois eixos, ou seja, de passeio. Na mesma data, as tarifas em outras rodovias do Estado de São Paulo também sofrerão mudanças (confira abaixo).
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A Ecovias, concessionária que administra o SAI, informou que os novos valores foram autorizados pela Agência Reguladora de Transportes de São Paulo (Artesp) e baseados no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), conforme prevê o contrato.
A concessionária acrescentou, por meio de nota, que os reajustes consideram a recomposição inflacionária nos últimos 12 meses, ou seja, de junho de 2023 a maio deste ano.
O g1 noticiou, há exato um ano, um levantamento feito junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Na ocasião, o posto com a segunda maior cobrança – para veículos de dois eixos -ficava na Rodovia dos Lagos, que liga o Rio de Janeiro à Costa do Sol. O valor deste, porém, diminuiu.
Em dias de semana, a taxa cobrada na Rodovia dos Lagos era de R$ 17,30, passando para R$ 17,20. Aos finais de semana, o valor do pedágio, antes em R$ 28,80, passou para R$ 28,70.
Pedágio mais caro do Brasil, no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), será reajustado
A Tribuna Jornal
Mais caro do Brasil
Assim como no ano passado, os pedágios das rodovias Cônego Domênico Rangoni e a Padre Manoel da Nóbrega também terão um aumento de R$ 0,70 e R$ 0,50, respectivamente.
Reajuste dos pedágios
Como é trafegar pela rodovia mais cara do Brasil
g1 mostra experiência de moradores da Baixada Santista que sobem e descem a serra para SP
O g1 registrou, em julho de 2023, a experiência de moradores do litoral de São Paulo que utilizam as rodovias dos Imigrantes e Anchieta para ir até a capital paulista e, depois, voltar à Baixada Santista (veja o vídeo acima).
Na ocasião, a equipe de reportagem saiu de Santos (SP) e subiu a serra pela Rodovia dos Imigrantes. Depois, pegou um retorno próximo a São Paulo e voltou ao litoral por meio da Rodovia Anchieta. Tratam-se das duas rodovias que ligam a Baixada Santista à capital do estado. O Sistema Anchieta-Imigrantes é formado também pelas rodovias Padre Manoel da Nóbrega e Cônego Domênico Rangoni.
Na ida pela Imigrantes, a reportagem não registrou problemas no trajeto além de neblina na pista, situação alertada em placas pelo caminho. Na volta pela Anchieta, porém, filmou caminhões conduzidos pela faixa da esquerda, o que não é permitido.
A Ecovias esclareceu, à época, que existiam no trecho de serra da Anchieta, do km 40 ao 51, 20 placas informando a velocidade máxima permitida no local, 50km/h, e outras 15 alertando sobre a proibição de caminhões trafegarem pela faixa da esquerda.
A concessionária, no entanto, afirmou que não tinha poder de polícia para fiscalizar, perseguir ou punir infratores de qualquer natureza. A empresa declarou que buscava fornecer equipamentos, dados e recursos para que as autoridades competentes desempenhassem suas funções.
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