19 de setembro de 2024

Pedido de vacina, telemedicina, Dia D: prefeitos da RMC definem ações conjuntas para tentar conter cenário trágico de dengue

Pacote de medidas foi definido em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas nesta sexta-feira. Parte das cidades já decretou estado de emergência por conta da epidemia. Reunião na prefeitura de Campinas definiu medidas para a RMC contra a dengue
Heitor Moreira/EPTV
O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que reúne representantes dos governos das cidades, definiu nesta sexta-feira (8) um pacote de pelo menos sete ações conjuntas para tentar conter um cenário trágico de dengue, considerando o avanço da doença em várias regiões do país.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Maior cidade da região, Campinas (SP) está em estado de emergência para dengue e reúne, até esta sexta-feira (8), 15,3 mil casos da doença e três óbitos. Na região, Pedreira (SP) e Jaguariúna também decretaram emergência.
A reunião que definiu o pacote de medidas aconteceu na Prefeitura de Campinas, com a presença do chefe do Executivo, Dário Saadi (Republicanos), além do presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC e prefeito de Jaguariúna (SP), Gustavo Reis (MDB).
Entre o pacote de medidas, está a definição para que seja feito um pedido ao governo estadual de envio de vacinas à região, além da implantação de atendimento via telemedicina e mutirões conjuntos de remoção a criadouros do Aedes Aegypti, que transmite a dengue, com a realização de “Dias D”. Veja todas as ações abaixo:
Dia D – mutirões conjuntos entre os municípios
Criação de um comitê metropolitano da dengue centralizado em Campinas;
Pedido de engajamento das associações comerciais, imobiliárias, igrejas e sociedade para conscientização de todos os moradores;
Reforçar ações nos limites entre as cidades;
Uso de telemedicina para acompanhamento dos casos;
Pedido de mais vacinas ao estado para a RMC
A Região Metropolitana de Campinas é formada por 20 municípios: Americana (SP), Artur Nogueira (SP), Campinas, Cosmópolis (SP), Engenheiro Coelho (SP), Holambra (SP), Hortolândia (SP), Indaiatuba (SP), Itatiba (SP), Jaguariúna, Monte Mor (SP), Morungaba (SP), Nova Odessa (SP), Paulínia (SP), Pedreira (SP), Santa Bárbara d’Oeste (SP), Santo Antônio de Posse (SP), Sumaré (SP), Valinhos (SP) e Vinhedo (SP).
“Esse comitê teve uma atuação conjunta de muito sucesso na pandemia da Covid-19 e nós vamos repetir agora com a dengue. Precisamos ter organização e responsabilidade para abrir”, disse o prefeito de Campinas, Dário Saadi.
“A gente está fazendo isso porque as unidades de pronto atendimento já estão superlotadas. Se a gente não se organizar agora e fazer algo agora, a doença não vai esperar”, completou Gustavo Reis.
🔻Orientações à população
🌡️ A dengue causa febre alta e repentina, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, vômito e diarreia, resultando em desidratação.
🚨 Ao apresentar estes sintomas, o morador deve procurar uma das unidades de saúde da cidade para atendimento médico, segundo a Secretaria de Saúde.
🏥 A orientação da Secretaria de Saúde para pacientes com sintomas da dengue é a busca pelos centros de saúde. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site da pasta.
Veja algumas das medidas de prevenção:
Utilize telas de proteção com buracos de, no máximo, 1,5 milímetros nas janelas de casa;
Deixe as portas e janelas fechadas, principalmente nos períodos do nascer e do pôr do sol;
Mantenha o terreno limpo e livre de materiais ou entulhos que possam ser criadouros;
Tampe os tonéis e caixas d’água;
Mantenha as calhas limpas;
Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
Mantenha lixeiras bem tampadas;
Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
Limpe todos os acessórios de decoração que ficam fora de casa e evite o acúmulo de água em pneus e calhas;
Coloque repelentes elétricos próximos às janelas (o uso é contraindicado para pessoas alérgicas);
Velas ou difusores de essência de citronela também podem ser usados;
Evite produtos de higiene com perfume porque podem atrair insetos;
Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, tem uma grande capacidade de adaptação.
CDC
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias