15 de novembro de 2024

Pela 1ª vez, desde a pandemia, Metrô supera marca de 3,2 milhões de passageiros por dia; novembro é mês mais movimentado


Número foi registrado na terça-feira (12). Apesar disso, marca é inferior à média de 2018, de 3,8 milhões passageiros por dia, e ao recorde histórico do Metrô, quando no dia 14 de novembro de 2013, transportou 4,170 milhões de passageiros. Trem do Metrô de SP visto na altura da estação Carrão, no Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo.
EDI SOUSA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Pela primeira vez desde o início da pandemia, em março de 2020, o Metrô de São Paulo ultrapassou a marca de 3,2 milhões de passageiros transportados em um único dia. Na última terça-feira (12), 3.217.983 pessoas viajaram pelas quatro linhas operadas pelo Metrô, superando a marca de 3.187.048 registrada em 8 de outubro deste ano. O maior incremento aconteceu na Linha 15-Prata, que recebeu 147.297 passageiros.
O mês de novembro costuma a registrar as maiores demandas do sistema, sendo as terças-feiras os dias com maior número de passageiros. Essas altas também ocorrem geralmente nas primeiras quinzenas mensais. No caso desta semana, há ainda um feriado na sexta-feira, dia 15 (Proclamação da República), que encurtou os dias de trabalho.
Apesar disso, a marca é inferior à média de 2018, de 3,8 milhões passageiros por dia, e ao recorde histórico do Metrô, quando no dia 14 de novembro de 2013, transportou 4,170 milhões de passageiros.
À época o Metrô operava uma rede com 74,3 km de extensão pelas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás (operada pelo Metrô até então), transportando diariamente uma média de 3,8 milhões de pessoas. Atualmente, a rede operada pela Companhia tem 71,5 km (linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata) com uma média diária de 2,9 milhões de passageiros.
Segundo o Metrô, a retomada da demanda pós-pandemia ocorre de forma gradual, impulsionada por uma gestão focada na inovação, otimização de custos e resiliência. Novas tecnologias, como o monitoramento preditivo de ativos (trens, estações e sistemas), implantação do sistema de sinalização e controle CBTC e portas de plataforma, o uso do aplicativo Toth, que coleta e organiza dados em tempo real sobre a operação dos trens e a adição de trens, ajudaram a elevar a eficiência operacional e reduzir as interrupções do serviço.

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