28 de dezembro de 2024

Pela primeira vez, Defesa Civil emite alerta de aviso sonoro em celulares de moradores de Marília sobre risco de deslizamentos


Comunicado foi utilizado pela primeira vez durante a chuva noturna desta quinta-feira (26) no município. Alerta de deslizamentos por ‘cell broadcast’ foi emitido pela primeira vez por Órgãos da Defesa Civil em Marília
Defesa Civil
Os órgãos da Defesa Civil utilizaram, pela primeira vez, uma tecnologia que permitiu emitir o alerta de risco alto de deslizamentos em celulares de moradores de áreas afetadas pela chuva, que ocorreu na noite desta quinta-feira (26), em Marília (SP).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A ferramenta, denominada ‘cell broadcast’, consiste no envio simultâneo de mensagens para vários usuários de uma área definida.
De acordo com Adilson Simão, coordenador da Defesa Civil do município, o alerta foi emitido assim que a central de informações identificou o risco de movimentos na região, através de um relatório do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
O comunicado, enviado por volta das 21h, ressaltou a situação de alerta: ‘Chuvas fortes persistem em Marília com risco alto para deslizamentos nas áreas de risco. Mantenha-se em local seguro’
Conforme a Defesa Civil em Marília, a chuva desta quinta-feira (26) provocou pontos de alagamento nas avenidas Santo Antônio, Tiradentes e Jóquei Clube. Além disso, equipes seguem monitorando a cidade, com o apoio de servidores da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Emdurb (Empresa de Mobilidade Urbana de Marília).
O mesmo alerta também foi emitido no município de Itatiba (SP)
Como receber os avisos
Para receber alertas da Defesa Civil pelo celular, é preciso enviar um SMS com o CEP da sua localidade para o número 40199. Após o envio da mensagem, a Defesa Civil responderá com a confirmação do seu cadastro.
Chuva provoca transtornos e alagamentos no centro-oeste paulista
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Mais Notícias