25 de dezembro de 2024

‘Perda irreparável’, diz Ortiz Junior (Republicanos) sobre a morte do pai, José Bernardo Ortiz, ex-prefeito de Taubaté por três mandatos

José Bernardo Ortiz faleceu na madrugada do último domingo (29), aos 87 anos. ‘Perda irreparável’, diz Ortiz Junior (Republicanos) sobre a morte do pai
Ex-prefeito de Taubaté e candidato à reeleição, Ortiz Júnior (Republicanos) lamentou morte do pai, José Bernardo Ortiz, também ex-prefeito da cidade do interior de SP, durante o velório, realizado nesta segunda-feira (30).
“Meu pai foi meu grande herói. Meu grande exemplo de vida e essa é uma perda irreparável acho que pra família e pra cidade também. Mas eu tenho certeza que a luz dele está nos guiando lá do céu. Acho que o legado dele é um legado importante de realizações pra cidade e é um legado de amor por Taubaté. E a grande paixão dele foi a história dessa cidade”, afirmou Ortiz Junior, em entrevista à TV Vanguarda.
José Bernardo Ortiz, ex-prefeito de Taubaté em três mandatos, faleceu na madrugada de domingo (29). Ele tinha 87 anos e, de acordo com nota divulgada pela família, morreu por falência múltipla dos órgãos – leia mais detalhes abaixo.
Ortiz Junior (Republicanos) é consolado em velório do pai, Bernardo Ortiz, em Taubaté (SP)
Reprodução/TV Vanguarda
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Ainda durante a entrevista, Ortiz Junior descreveu o pai como uma pessoa intensa e destacou a dedicação dele à cidade.
“Meu pai foi intenso, né? Foi um pai muito intenso. Foi um prefeito intenso, um professor intenso. O magistério a que ele dedicou a vida dele. Mas ele também foi, com a mesma intensidade, pai, amigo, companheiro, foi avô – agora bisavô. Ganhou um bisneto há pouco tempo. Então essa dedicação numa vida toda que ele entregou a Taubaté, ele entregava à família também. É uma perda irreparável. Insubstituível pra nós”, completou Junior.
José Bernardo Ortiz foi velado pela família e amigos nesta segunda-feira. Após a despedida, o corpo dele será cremado nesta terça-feira (1º).
José Bernardo Ortiz morreu na madrugada de domingo
Reprodução/TV Vanguarda
Morte
José Bernardo Ortiz, ex-prefeito de Taubaté em três mandatos, faleceu na madrugada deste domingo (29). Ele tinha 87 anos e, de acordo com nota divulgada pela família, morreu por falência múltipla dos órgãos. Desde o último dia 21, José Bernardo Ortiz estava internado para tratar de uma pneumonia.
José Bernardo Ortiz foi o chefe do executivo de Taubaté em três oportunidades. A primeira ocorreu entre 1983 e 1988. Depois, foi prefeito da cidade entre 1993 e 1996. O terceiro mandato ocorreu no período entre 2001 e 2004.
Bernardo Ortiz, ex-prefeito de Taubaté (SP) por três mandatos, morreu aos 87 anos
Reprodução/Facebook Ortiz Junior
Ele é pai de Ortiz Júnior (Republicanos), candidato a prefeito de Taubaté neste ano e ex-chefe do executivo da cidade entre 2013 e 2020. A campanha de Ortiz Júnior informou que suspenderá as suas atividades até a próxima terça-feira, (1º), em respeito ao falecimento.
A Prefeitura de Taubaté decretou luto oficial de três dias na cidade (veja nota abaixo).
Trajetória de José Bernardo Ortiz
José Bernardo Ortiz nasceu no Rio de Janeiro, em 6 de dezembro de 1936. Engenheiro e professor, foi um nome importante na política de Taubaté. Exerceu o cargo de prefeito da cidade por três mandatos: 1983-1988, 1993-1996 e 2001-2004.
VEJA MAIS: Candidatos à prefeitura de Taubaté lamentam morte de José Bernardo Ortiz
Conhecido por ser um líder político carismático, José Bernardo Ortiz venceu a primeira eleição para prefeito em 1982, quando era filiado ao partido PMDB (atual MDB). O primeiro mandato ocorreu entre 1983 e 1988.
Os dois mandatos seguintes, entre 1993 e 1996 e 2001 e 2004, ocorrem quando já estava filiado ao PSDB. José Bernardo Ortiz passou a ser um nome influente na política da cidade e responsável por indicar sucessores, como Salvador Khuriyeh, Mário Ortiz e Roberto Peixoto.
José Bernardo Ortiz também publicou livros sobre a história de Taubaté, como “São Francisco das Chagas de Taubaté”, que conta as tradições da cidade.
Ex-prefeito de Taubaté, Bernardo Ortiz
Fábio França/G1
Nota da família
A família de José Bernardo Ortiz divulgou a seguinte nota sobre o falecimento:
“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de José Bernardo Ortiz, ocorrida na madrugada deste domingo, por falência múltipla de órgãos.
Ele tinha 87 anos e estava internado desde o último dia 21 para tratamento de uma pneumonia.
Nascido no Rio de Janeiro, Bernardo teve uma vida dedicada a Taubaté, como engenheiro, prefeito da cidade por três mandatos e liderança política do Vale do Paraíba.
Foi exemplo de amor e dedicação à família. Marido, pai, avô e amigo inestimável. Deixará o modelo e a lembrança de retidão, rigor e amor por nossa cidade e de dedicação à vida pública, por suas inúmeras e marcantes realizações em favor dos taubateanos e taubateanas.
O velório acontecerá na Capela 6 do Memorial Sagrada Família (rua Professor Luis Augusto da Silva, 55 – Centro), das 14h às 18h de hoje e das 8h às 17h de amanhã.
Em respeito e pesar pela perda, a campanha de Ortiz Júnior suspenderá as suas atividades até a próxima terça-feira, dia 1º.”
Prefeitura decreta luto de três dias
A Prefeitura de Taubaté decretou luto oficial de três dias na cidade. Confira a nota abaixo:
“A Prefeitura de Taubaté lamenta a morte do engenheiro e professor José Bernardo Ortiz, ocorrida nesta data. Ele foi figura de destaque na história política da cidade tendo sido feito de Taubaté por três mandatos – de 1983 a 1988, de 1993 a 1996 e de 2001 a 2004.
Em nome da população registro que será editada Portaria declarando luto na cidade por três dias.”
Veja mais sobre o Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias