6 de novembro de 2024

Perdi o 1º dia do Enem, e agora? Saiba quando se inscrever para a reaplicação em dezembro


A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 aconteceu no domingo (3). Em todo o país, a edição tem 4,3 milhões de inscritos. Só no Piauí, mais de 100 mil candidatos estavam inscritos. Candidatos chegam ao campus da Universidade Paulista (UNIP) na Avenida Marquês de São Vicente, no bairro da Água Branca, em São Paulo, no início da tarde deste domingo (12), para o segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023.
CELSO LUIX/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 que não compareceram ao primeiro domingo de provas (03/11) por motivos de saúde ou de problemas logísticos têm direito a uma segunda chance: participar da reaplicação em 10 e 11 de dezembro.
As inscrições são obrigatórias e ficarão abertas de 11 a 15 de novembro.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Nesta reportagem, o g1 reúne algumas informações importantes para os alunos que farão o 2º dia de aplicação de provas do Enem 2024.
🗓️ Datas das provas
O Enem 2024 será aplicado apenas na versão impressa em mais de 10 mil locais de prova, distribuídos entre 1.753 municípios. No Piauí, ao todo, são 367 locais de aplicação de prova no estado, sendo 84 deles em Teresina e 283 nos demais municípios piauienses.
No domingo (3) aconteceu a primeira etapa do exame com aplicação das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a Redação dissertativa-argumentativa. Neste domingo (10) acontece a segunda etapa.
10 de novembro
45 questões de matemática; e
45 questões de ciências da natureza.
⌚ Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
Portões abrem às: 12h
Portões fecham às: 13h
Prova começa às: 13h30
Pode sair, mas sem o caderno de questões: a partir das 15h30
Pode sair da prova com o caderno de questões: a partir das 18h
Aplicação da prova no 2º dia acaba às: 18h30
O candidato só deixa o local de aplicação com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
😷 Fiquei doente no dia de prova. O que devo fazer?
O candidato que estiver com uma das doenças infectocontagiosas listadas abaixo não deverá comparecer ao local de prova e precisará pedir a reaplicação do exame, comprovando a condição (veja detalhes no próximo tópico).
Confira a lista de doenças infectocontagiosas previstas no edital do Enem:
Tuberculose;
Coqueluche;
Difteria;
Doença invasiva por Haemophilus influenzae;
Doença meningocócica e outras meningites;
Varíola;
Varíola dos macacos (monkeypox)
Influenza humana A e B;
Poliomielite por poliovírus selvagem;
Sarampo;
Rubéola;
Varicela; e
Covid-19.
O que fazer se perder um dia de prova?
O candidato que perder um dos dias de prova por motivo previsto no edital poderá pedir reaplicação do exame exclusivamente do dia perdido. A nova data deve ser em dezembro, quando é aplicado o Enem para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL).
Além dos candidatos contaminados por doenças infecciosas, também podem solicitar a reaplicação participantes que forem afetados por problemas logísticos durante a aplicação das provas.
O pedido deve ser feito de 11 a 15 de novembro na Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante/). As solicitações serão julgadas individualmente pelo Inep. O direito à reaplicação é válido somente em certas situações, como por problema logístico ou em caso de doenças infectocontagiosas, que precisarão ser comprovadas pelos candidatos.
Também devem fazer esse processo de solicitação de reaplicação os candidatos que foram afetados pelo erro da empresa que organiza o Enem e ficaram em locais de prova a mais de 30 km de sua residência.
🚨 Atenção: O Inep alerta ainda que o participante que alegar indisposição ou problemas de saúde durante a aplicação e não concluir as provas ou precisar ausentar-se do local de provas não poderá retornar à sala de provas para concluir o exame e não poderá solicitar a reaplicação.
Quem tiver o pedido de reaplicação aceito pelo Inep fará o exame nos dias 10 e 11 de dezembro.
Como é feita a correção da redação
A redação será avaliada por, pelo menos, dois professores graduados em Letras ou Linguística, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Cada avaliador dará uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
Se houver discrepância entre as notas, com uma diferença de mais de 100 pontos no total ou superior a 80 pontos em qualquer uma das competências, a redação será avaliada, de forma independente, por um terceiro avaliador.
A nota final será a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem. Caso a discrepância ainda continue, a redação será avaliada por uma banca composta por três professores, que dará a nota final.
Para que serve a nota do Enem?
As notas do Enem podem garantir vaga em instituição de ensino superior pública ou privada brasileiras e até em faculdades fora do país. Confira como podem ser utilizadas em cada situação.
Sisu: O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o meio pelo qual o Ministério da Educação (MEC) seleciona estudantes para vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas. Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa estar dentro da nota de corte do curso em questão, ou seja, precisa ter obtido uma nota igual ou maior à nota mínima definida para aquele curso.
Prouni: O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Ministério da Educação que oferece bolsas integrais e parciais em faculdades particulares.
Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura. O crédito pode cobrir total ou parcialmente a mensalidade do curso. Para se inscrever, é preciso ter feito o Enem.
Instituições privadas: Muitas instituições de ensino superior também oferecem desconto nas mensalidades usando a nota do Enem. Geralmente, o candidato não precisa prestar um vestibular próprio da universidade. O ideal é procurar a instituição para saber se oferecem bolsas e descontos conforme a nota no exame e quais são os requisitos.
Universidades no exterior: O Ministério da Educação possui acordo com algumas instituições em países como Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá, que aceitam o Enem no seu processo seletivo. Em alguns casos, a instituição pode exigir que o interessado passe pelo processo seletivo local. É preciso pesquisar diretamente no site das universidades.
✅ Quando sai o resultado do Enem?
De acordo com o edital do Enem 2024, o gabarito oficial do exame vai ser divulgado em 20 de novembro.
Já o resultado com as notas individuais deve ficar disponível para os participantes em 13 de janeiro de 2025.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Mais Notícias