Mais de 360 mil eleitores ainda não têm a biometria cadastrada, o que corresponde a 14% do eleitorado mato-grossense Período para coleta de biometria de eleitores é retomado em MT
Pedro Amatuzzi/g1
O período de atendimento dos serviços eleitorais foram retomados de forma presencial nesta terça-feira (12), em todo o estado de Mato Grosso. Alguns serviços podem ser solicitados de forma online, como a coleta biométrica.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mais de 360 mil eleitores ainda não têm a biometria cadastrada, o que corresponde a 14% do eleitorado mato-grossense. A meta da Justiça Eleitoral é que 100% do eleitorado esteja com a biometria registrada até 2026, ano em que a digital passará a ser obrigatória.
Os eleitores também têm a opção de cadastrar a biometria por meio do autoatendimento. No entanto, após finalizar o procedimento, terão um prazo de 30 dias para realizar a coleta biométrica de forma presencial, em um cartório eleitoral.
O TRE alerta para a importância da identificação biométrica, pois afasta a possibilidade de um eleitor tentar se passar por outro na hora de votar e reforça a segurança do processo de votação.
Serviços online
Entre os serviços presentes no autoatendimento estão:
Solicitação do título eleitoral;
Emissão de certidões;
Consulta de débitos eleitorais;
Justificativa eleitoral;
Consulta de locais de votação e transferências.
Atendimento presencial
Todos os serviços disponíveis de forma online, além de vários outros, podem ser solicitados presencialmente nos cartórios eleitorais, centrais de atendimento ao eleitor e no Ganha Tempo do bairro CPA I, em Cuiabá.
Os cartórios e centrais de atendimento ao eleitor funcionam nos dias úteis, de segunda a sexta-feira das 11h às 18h, sem necessidade de agendamento. Já o Ganha Tempo do CPA I atende das 08h às 17h.