De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, ele era cardiopata. Até o dia 25 de janeiro, estado registrou 2.568 casos leves da doença. Vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19
Reprodução
Um idoso de 84 anos foi a primeira morte por Covid-19 confirmada em Pernambuco neste ano de 2025. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), ele morava em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte, e morreu por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em decorrência da infecção.
Ainda de acordo com a SES, o idoso era cardiopata. O g1 perguntou à SES se o idoso que morreu em Nazaré da Mata estava internado na rede pública e se recebeu a vacinação contra a Covid-19, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde aponta a notificação de 2.568 casos leves de Covid em Pernambuco até o dia 25 de janeiro. No mesmo período, 20 pessoas tiveram Srag por conta da Covid-19.
A Srag é uma complicação respiratória que demanda hospitalização e está associada, muitas vezes, ao agravamento de alguma infecção viral, como foi o caso da vítima de Nazaré da Mata. Os pacientes podem apresentar desconforto respiratório e queda no nível de saturação de oxigênio, entre outros sintomas.
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do total de casos de síndrome respiratória registrados no Brasil este ano, com resultado positivo para algum vírus, cerca de 52% foram provocados por infecção por Covid-19.
Segundo a SES, ao apresentar sintomas suspeitos, como febre, tosse, dor de garganta, é recomendado aguardar entre 48 e 72 horas para realizar a testagem em serviços de saúde. Os testes estão disponíveis em unidades básicas de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), policlínicas e outros locais definidos pelos municípios, responsáveis pela testagem e imunização.
Quanto à prevenção, o esquema atual de vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS) prevê duas ou três doses, dependendo do imunizante, para todas as crianças de 6 meses a menos de 5 anos.
Alguns grupos devem receber a vacina contra a Covid-19 em períodos específicos:
Idosos e pessoas imunocomprometidas devem receber uma nova dose a cada seis meses;
Mulheres grávidas devem receber uma dose durante a gestação;
Pessoas que fazem parte de algum grupo vulnerável (indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência ou comorbidades, por exemplo), devem tomar um reforço anual.
Covid-19: Por que algumas pessoas desenvolveram a doença e outras não
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias