8 de outubro de 2024

Pernambuco tem mais de 240 urnas trocadas no primeiro turno das eleições 2024, diz TRE

Número equivale a 1% do total de 23.979 urnas utilizadas em todo o estado neste domingo (7) e é menor que os 2% de urnas substituídas nas eleições de 2022. Urna de votação
TRE
Subiu de 206 para 241 o número de urnas eletrônicas que precisaram ser substituídas em Pernambuco neste domingo (7) de eleições municipais. A informação foi divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) durante a coletiva de imprensa às 17h, após o fim da votação no estado.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Esse número representa 1% do total de 23.979 urnas usadas em todo o estado. Segundo ele, o percentual deste ano ainda é menor que o registrado nas eleições de 2022, em torno de 2%.
“Nenhuma urna passou para manual. Toda a eleição foi feita de forma eletrônica. (…) [Esse número de 241 urnas substituídas] está aquém daquilo que a gente estimou inicialmente, está aquém daquilo que a gente teve como número na eleição de 2022”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, George Maciel.
Nos maiores colégios eleitorais do estado, onde é possível ter segundo turno, o balanço de urnas substituídas foi de:
Caruaru: 19 urnas;
Recife: 16 urnas;
Jaboatão dos Guararapes: 13 urnas;
Olinda: 7 urnas;
Paulista: 6 urnas;
Petrolina: 4 urnas.
Outros números das eleições
Na capital pernambucana, foram recolhidas 587 bandeiras de candidatos, que deveriam ter sido retiradas até as 22h do sábado (5), véspera das eleições, de acordo com o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos.
“Não houve nada fora da normalidade. Foi uma eleição bem atípica. No Recife, […] população votou mais rápido, então não teve aglomerações”, declarou Orson Lemos.
Ferramenta da Justiça Eleitoral de Pernambuco para tirar dúvidas, o Disque Eleitor registrou 12.708 atendimentos neste primeiro turno das eleições. “A maioria dos chamados foi para os eleitores perguntando o local de votação e todos foram atendidos prontamente”, declarou o diretor-geral do TRE-PE.
Combustível em troca de votos
Ao final da votação, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) também divulgou um balanço do dia, avaliando como positivo o processo eleitoral no estado.
De acordo com o texto, o caso considerado de “maior relevância” foi o de possível abuso de poder político e econômico na distribuição ilegal de combustíveis, visando a compra de votos.
O caso aconteceu em Cabrobó, no Sertão, e motivou uma operação conjunta entre o MPPE e a Polícia Federal (PF), na sexta-feira (4).
Após investigação, a Justiça expediu mandados de busca e apreensão. Ao todo, quatro locais foram alvo das diligências, sendo três postos de gasolina e uma escola municipal. As investigações ainda estão em curso.
O MPPE atuou por meio de 188 promotores eleitorais, entre os cerca de 200 profissionais do órgão mobilizados para as eleições, como agentes da segurança institucional, motoristas, servidores e comunicadores.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Mais Notícias