Título internacional oferece apoio financeiro para solução de problemas ambientais e incentiva ações de conservação das espécies. Coruja-buraqueira (Athene cunicularia) foi eleita ave símbolo de Peruíbe em votação por meio de desenhos e no site da prefeitura
Karina Ávila e Divulgação/Projeto Aves Limícolas
Peruíbe, no litoral de São Paulo, pode se tornar a primeira cidade do Brasil e a segunda da América do Sul a receber o título internacional de ‘Cidade das Aves’. Conforme apurado pelo g1 neste domingo (17), o prêmio garante apoio financeiro para soluções de problemas ambientais e incentiva ações de conservação das espécies.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A bióloga e idealizadora do Projeto Aves Limícolas, Karina Ávila, de 32 anos, explicou à equipe de reportagem que enviou uma solicitação para as organizações internacionais responsáveis pelo título, a Environment for the Americas e American Bird Conservancy, em julho de 2023.
Mas, para se tornar uma ‘Cidade das Aves’ é preciso cumprir uma série de requisitos. Sendo eles:
Celebrar o Dia Mundial das Aves Migratórias
Ter áreas de conservação na cidade
Não ter praia pet friendly. Os cães e gatos costumam afugentar as aves
Programa de castração de cães e gatos
Realizar um trabalho de recolhimento de cães e gatos abandonados em áreas naturais
Ter uma comunidade envolvida na observação e proteção das aves
Leis municipais de proteção às aves
Contar com um grupo de proteção às aves
Promover eventos ambientais
Ter uma ave símbolo
De acordo com Karina, a última etapa para Peruíbe receber o título internacional era a definição de uma ave símbolo. Nestes seis meses, o Projeto Aves Limícolas fez uma pesquisa e ofereceu 30 espécies mais comuns na cidade para uma votação.
Crianças votaram na ave símbolo de Peruíbe por meio de desenhos. Na imagem, o voto foi para o guará-vermelho
Karina Ávila e Divulgação/Projeto Aves Limícolas
A eleição começou nas escolas, onde as crianças votaram por meio de desenhos. Em seguida, a votação ficou disponível no site da prefeitura. Aproximadamente 2,7 mil moradores se envolveram na causa e aprenderam sobre as espécies para escolher aquela que mais os representava.
A vencedora foi a coruja-buraqueira (Athene cunicularia). “Ela tem um histórico muito forte em Peruíbe. Os ninhos [da espécie] são protegidos e elas podem ser vistas por quase toda a cidade”, afirmou a bióloga.
Agora, com todos os requisitos preenchidos, a cidade aguarda a vinda do embaixador da Environment for the Americas, Miguel Matta, em uma cerimônia prevista para o segundo semestre de 2024. Ele dará o título internacional de ‘Cidade das Aves’ para Peruíbe.
Com isso, a bióloga afirmou que a cidade será a primeira do Brasil e a segunda da América do Sul a ser reconhecida. Municípios da Colômbia, México e Estados Unidos já conquistaram o título internacional.
“Vai ser uma cidade reconhecida a nível internacional, o que vai fomentar as ações para conservação das aves, o ecoturismo e teremos a oportunidade de concorrer a editais de verbas internacionais”, finalizou Karina.
Ave ‘enigmática’ que não era vista desde 2010 foi registrada em Peruíbe (SP)
Sandra Pentristo
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos