Investigação apontou que homens ofereceram risco de vida aos animais. Pena pode chegar a um ano de detenção e multa. Polícia Federal indicia dupla suspeita de maus-tratos contra onças-pintadas
A Polícia Federal autuou dois pescadores que filmaram uma onça-pintada e dois filhotes nadando no rio Crixás-Açu, em São Miguel do Araguaia, no norte goiano. A partir de vídeos divulgados nas redes sociais, a Delegacia de Combate a Crimes Ambientais (DMA) iniciou investigação que apontou que as onças foram submetidas a estresse, que ofereceu risco à vida dos animais.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O delegado responsável pelo caso, Sandro Sandré, informou em entrevista à TV Anhanguera que o rio possui uma largura de aproximadamente 150 metros e que, ao cercar os animais com o barco, os pescadores dificultaram a passagem dos animais.
“A onça já tinha atravessado mais da metade do rio. Apesar de parecer calmo na superfície, a corrente do rio é forte. Como a onça é um animal pesado, ela não se sustenta nadando por muito tempo”, explicou Sandré.
Onça é filmada nadando com filhotes no Rio Araguaia – Goiás
Reprodução
A PF identificou, intimou e ouviu os suspeitos. Os pescadores, que não tiveram os nomes divulgados, serão investigados por crime de maus-tratos a animais silvestres. A pena atual varia de três meses a um ano de detenção, somada a multa.
A PF não divulgou o nome dos responsáveis pela defesa dos pescadores e, por isso, o g1 não conseguiu estabelecer contato.
Filhotes
O delegado considerou que a situação ofereceu riscos ainda maiores para os filhotes, já que a onça-pintada adulta chegou a deixá-los para trás em busca da margem do rio. “A onça seguiu um instinto natural de sobrevivência. O barqueiro deu marcha ré na embarcação e cercou novamente a onça para que ela não pudesse sair. Isso é um ato de crueldade e provoca um cansaço enorme nos filhotes, que poderia até ocasionar a morte”, avaliou.
LEIA TAMBÉM
Onça-pintada é filmada nadando com filhotes no Rio Araguaia; vídeo
Vídeo de barqueiro que filmou onça com dois filhotes no Rio Araguaia é investigado pelo Ibama por crime ambiental
Filhote de cabra é colocado em armadilha para capturar onça em condomínio de luxo em Goiânia; vídeo
Nas redes sociais, internautas criticaram o registro do vídeo. “Lindos, mas a pessoa que filmou assustou os bichos, não bastava filmar de longe? Tinha que assustar os bichos?”, comentou uma seguidora. “Pra quê chegar tão perto? Sem noção!”, comenta outro.
Uma outra seguidora ainda reconheceu o risco apontado pela PF: “Podia ter acontecido uma tragédia com a mãe e os filhotes. Quando vi a reportagem fiquei revoltada. O animal tenta seguir seu caminho”.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
📱 Participe dos canais do g1 Goiás no WhatsApp e no Telegram.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás