7 de janeiro de 2025

Pesquisadores da UFSJ em Divinópolis estudam impactos ambientais na saúde dos peixes da Bacia do Rio Pará


Estudos avaliam microplásticos no estômago dos peixes do Rio Itapecerica, um dos principais da bacia, e o impacto do descarte irregular de medicamentos que contaminam a água. ‘O caso é grave’, afirma um dos coordenadores do Laboratório de Processamento de Tecidos, onde o trabalho é conduzido. Pesquisadores da UFSJ investigam presença de microplásticos em peixes do Rio Itapecerica
Pesquisadores do Campus Dona Lindu da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Divinópolis, estão investigando os impactos das mudanças ambientais na saúde dos peixes da Bacia do Rio Pará. O trabalho é conduzido pelo Laboratório de Processamento de Tecidos (Laprotec), ativo há 14 anos e coordenado pelos professores Ralph Gruppi Tomé e Hélio Batista dos Santos.
Entre os estudos realizados, estão a análise de microplásticos no estômago dos peixes do Rio Itapecerica, um dos principais da bacia, e o impacto do descarte irregular de medicamentos que contaminam a água e prejudicam os organismos aquáticos.
“Realizamos experimentos para identificar substâncias presentes na água e avaliamos como elas afetam os peixes. Também coletamos tecidos, como fígado, baço e brânquias, para análises microscópicas que ajudam a monitorar mudanças ambientais”, explicou o professor Ralph.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Pesquisadores da UFSJ em Divinópolis estudam impactos ambientais na saúde dos peixes da Bacia do Rio Pará
Udner Rios/CBH Rio Pará – Tanto Expresso
O laboratório utiliza tecnologia avançada para diversos experimentos, incluindo o cultivo de embriões de peixes para observar todas as fases do desenvolvimento, da fecundação à fase adulta.
A espécie mais usada nos estudos é o Zebrafish, mantido em um biotério, um espaço com vários aquários onde centenas de peixes são conservados para serem usados nos experimentos.
Segundo os pesquisadores, os estudos indicam que a falta de cuidado com o meio ambiente está provocando graves problemas na saúde dos peixes da bacia do Rio Pará. O professor Ralph compara a situação com a de um paciente na UTI.
“O caso é grave. É possível recuperar, mas as ações precisam ser direcionadas nesse sentido. Não apenas iniciativas governamentais, mas também envolvendo a sociedade com ações simples, evitando o descarte de lixo, por exemplo, para termos efeitos positivos no futuro”.
Pesquisadores da UFSJ em Divinópolis estudam impactos ambientais na saúde dos peixes da Bacia do Rio Pará
Udner Rios/CBH Rio Pará – Tanto Expresso
Um dos maiores desafios identificados é o descarte de resíduos nos rios. Peixes confundem o lixo com alimento, o que causa problemas de saúde e até a extinção de espécies.
“Estamos poluindo os rios, porém, isso está retornando para nós. Ainda não se discute muito sobre esse assunto, mas com as pesquisas estamos conseguindo grandes avanços e vamos reverter isso para a sociedade”, comentou Vitor Correa, mestrando em biotecnologia e que participa de uma das pesquisas do laboratório.
Para os pesquisadores, só com a mudança no comportamento da sociedade, aplicando mudanças urgentes, é que será possível melhorar a qualidade de vida para os organismos que dependem dos rios.
“Com o nosso trabalho, esperamos transformar a sociedade. A ideia é levar conhecimento e, com isso, estimular mudanças para melhorar as ações no dia a dia das pessoas. Precisamos alertar sobre a importância da educação ambiental, porque esse é o único caminho”, finalizou o professor Ralph.
Pesquisadores da UFSJ em Divinópolis estudam impactos ambientais na saúde dos peixes da Bacia do Rio Pará
Udner Rios/CBH Rio Pará – Tanto Expresso
Situação crítica de escassez hídrica superficial leva a restrições na captação de água em trecho do Rio Pará
Uemg em Divinópolis realiza pesquisa sobre obesidade e recruta mulheres para o projeto
Fósseis de preguiça-gigante que viveu na ‘Era do Gelo’ são descobertos no interior de MG
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

Mais Notícias