Aloizio Mercadante, presidente do BNDES
WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já sondou o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, para assumir o lugar do atual presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, caso ele venha a sair do posto.
Segundo auxiliares de Lula, Mercadante disse que tem bom relacionamento com Jean Paul Prates, não quer passar a imagem de que quer derrubá-lo, mas que, se for convocado, assumirá.
Por sinal, Mercadante procurou Prates recentemente para avisá-lo que não estava por trás de nenhuma operação para tirá-lo do cargo, mas que foi sondado para possivelmente substituí-lo.
A informação foi passada para o blog pela equipe de Jean Paul Prates, que garantiu que, entre os dois, não há nenhum problema.
Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, em 02/02/2023
REUTERS/Pilar Olivares
As especulações sobre uma saída de Jean Paul voltaram a ganhar força depois de uma entrevista do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em que repetiu críticas ao presidente da Petrobras.
Segundo assessores de Prates, o ministro teria quebrado um acordo ao voltar a criticá-lo, já que os dois tinham acertado com Lula que cessariam o fogo amigo.
A equipe de Jean Paul disse que, diante dos novos ataques públicas, ele pediu uma agenda com o presidente Lula para esclarecer a sua situação.
Ele quer saber se o presidente concorda com as críticas de Alexandre Silveira. Se concordar, Prates entenderá que seu ciclo à frente da estatal terminou. A agenda ainda não foi marcada, porque Lula está em Pernambuco nesta quinta-feira (4) e vai para o Ceará na sexta (5).