21 de setembro de 2024

Petrolina amanhece sob chuva nesta quinta-feira (4) e falta de infraestrutura provoca alagamentos

Conforme a Apac, já choveu cerca de 100mm em Petrolina desde o início de abril. A agência afirma que nas últimas 24h o acumulado é de 85mm Petrolina amanhece com chuva
Emerson Rocha / g1 Petrolina
Petrolina, Sertão de Pernambuco, amanheceu sob chuva nesta quinta-feira (4). Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), nas últimas 24h, o município recebeu cerca de 85mm de chuva.
Conforme a Apac, já choveu cerca de 100mm em Petrolina desde o início de abril. O Instituto Clima Tempo afirma ainda que o dia será de chuva pela manhã, sol à tarde e pancadas de chuva que vão voltar até a noite.
A alta milimetragem de chuva expôs problemas de infraestrutura em vários pontos da cidade. No Jardim Petrópolis, os moradores acordaram ilhados, com água dentro de casa e sem conseguir sair de suas residências.
Água invade loja no bairro Palhinhas, em Petrolina
Reprodução / Redes Sociais
No bairro Palhinhas, a água invadiu uma loja de peças automotivas da avenida Clementino Coelho e os moradores reclamam da falta de escoamento. “O bairro todo sofre com as chuvas”, afirma o pequeno empresário Francisco de Assis, dono da loja inundada.
Moradores de vários bairros da cidade também reclamam das inundações: Vila Eduardo, Cosme e Damião, Jatobá, São Joaquim, São Gonçalo.
Os transtornos causados pela falta de infraestrutura não se limitam à sede da cidade, na zona rural, as reclamações têm o mesmo teor. No Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho, os moradores também amanheceram ilhados e com água dentro de suas casas.
Em nota, a Secretaria de Saúde comunicou que o funcionamento de 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS) está suspenso devido às chuvas. Essa decisão foi tomada para evitar riscos e preservar o bem-estar dos pacientes e profissionais. As UBS’s que estão fechadas ficam nos bairros: Henrique Leite; Fernando Idalino; Dom Avelar; Cohab VI; Cacheado; Jardim Amazonas; N10; N8; Nova descoberta; Caatiguinha; Vale do Grande Rio; Serrote do Urubu e Cosme e Damião. Para população que precisar de atendimento de urgência, a Unidade mais próxima deve ser procurada.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE

Mais Notícias